Paraíba

PESQUISA

Sintem-JP divulga pesquisa com os trabalhadores da educação sobre retorno às aulas presenciais

Participaram da pesquisa 1.654 profissionais, destes, 83% indicaram que retorno só após a segunda dose

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Pesquisa Sintem-JP. - Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do município de João Pessoa (SINTEMJP) divulgou o resultado de um questionário aplicado aos trabalhadores, por meio da plataforma Google Forms, entre os dias 6 e 8 de julho de 2021, com o objetivo de fazer um levantamento da opinião dos(as) trabalhadores(as) sobre o retorno das atividades presenciais nas unidades de ensino da rede pública municipal de João Pessoa.

O público respondente contemplou todos os segmentos que atuam na rede municipal de ensino. O resultado do questionário, respondido por 1.654 profissionais da educação, trouxe os seguintes indicativos:  Quanto à vacinação contra covid-19, apenas 0,5% ainda não se vacinaram. Dos vacinados  90,7,% receberam a primeira dose da vacina (D1) e 9,3%  receberam a imunização completa (D1 e D2). 

Quando indagados sobre o período que consideram seguro para o retorno das atividades presenciais, desde que sejam atendidos os protocolos sanitários, 83% indicaram que o período seguro para  o retorno será após a D2 e respeitando o tempo de resposta imunológica; 12,1% indicaram que é seguro o retorno logo após a D2 da vacina; e apenas 4,9% consideram seguro voltar com a D1. 

Já em relação à adequação da estrutura física das unidades de ensino para o retorno das atividades presenciais, 60,7 % responderam que não e 39,3% que sim. Com relação a existência de equipamentos de proteção individual e insumos para a higienização necessária para o retorno seguro das atividades presenciais nas unidades de ensino, somente 23,6% indicaram que existem; já 35,1% responderam que não há; e 41,3 % responderam que existem, mas em quantidade insuficiente.

Por último indagou-se sobre a existência de recursos materiais e tecnológicos necessários para o desenvolvimento do ensino híbrido nas unidades de ensino, 74,5% dos trabalhadores responderam que não existem; 17,4% responderam que sim, e 8,1% não responderam por considerarem que a pergunta não se aplicava a sua função exercida.

Com base nesses dados quantitativos, que são um expressivo indicativo da opinião dos (as) trabalhadores (as) em educação, o SINTEMJP vai dialogar com a categoria através dos fóruns virtuais que serão realizados nos próximos dias 12,13 e 14 pela plataforma Zoom. 

"Reafirmamos o posicionamento assumido pelo SINTEM desde o início da pandemia de só retornarmos às atividades presenciais após a imunização completa dos(as) trabalhadores (as) em educação, respeitando-se o período de resposta imunológica; como também  com  a garantia de condições necessária às unidades de ensino para os cumprimento dos protocolos sanitários que garantam a segurança de todos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem", diz o Sintem. 

 

Edição: Heloisa de Sousa