Rio Grande do Sul

Celebração

Brasil de Fato RS comemora seus 3 anos com live direto do Armazém do Campo de Porto Alegre

Evento será nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, com depoimentos e transmissão ao vivo de show do Unamérica

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A transmissão será pelas páginas do Facebook e Youtube do BdFRS, Rede Soberania e Armazém do Campo de Porto Alegre - Divulgação

Nesta sexta-feira (16), a partir das 19h, o Brasil de Fato RS comemora seus 3 anos no estado com uma live diretamente do Armazém do Campo de Porto Alegre. Devido às restrições da pandemia, serão reunidas poucas pessoas para organizar o evento.


Armazém do Campo irá sediar o evento que reunirá poucas pessoas devido à pandemia / Foto: Alex Garcia

A transmissão será pelas páginas do Facebook e Youtube do BdFRS, Rede Soberania e Armazém do Campo de Porto Alegre.

Além de vídeos com depoimentos de integrantes do Conselho Político, colunistas, parceiros da mídia independente e editores do sistema nacional, a noite será regada com muita música latino-americana, com o Grupo Unamérica. Parceiros desde o lançamento do Brasil de Fato RS, os músicos Dão Real e Zé Martins gravaram a música do jornal, criada em 2018.


Parceiros desde o lançamento do Brasil de Fato RS, os músicos Dão Real e Zé Martins gravaram a música do jornal, criada em 2018 / Foto: Alex Garcia

O Brasil de Fato chegou no estado em julho de 2018, após 15 anos do lançamento de sua versão nacional, durante o 3º Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. O Brasil de Fato RS teve seu pré-lançamento no dia 14 de julho na Feira Mundial de Cooperativismo e Economia Solidária de Santa Maria e o lançamento oficial no dia 17 de julho no Memorial Luiz Carlos Prestes.

Nesse primeiro momento, nossos esforços centraram-se na edição impressa quinzenal do jornal. Com a estruturação da equipe do jornal, em 2019 ampliamos nossa atuação para a agência de notícias com matérias diárias em nosso site e divulgação no Facebook, Instagram e Twitter. Além disso, apostamos na transmissão de conteúdo por meio de grupos no Whatsapp com o envio diário das principais matérias e do Boletim Em Foco ao fim do dia, com a síntese das notícias estaduais e nacionais.

Atualmente funcionando em rede, o Brasil de Fato consolidou-se como o maior sistema de comunicação da esquerda no país. Ramifica-se até os quatro cantos através do portal na internet, priorizando as coberturas das lutas sociais, entrevistas e notícias sobre política, economia, direitos humanos e cultura, sob uma visão popular das cidades, do Brasil e do mundo.

Os estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo já contam com os portais regionais e também com suas versões locais de tablóides impressos. E agora estamos chegando a Brasília.

“A classe trabalhadora precisa construir a sua mídia”. Essa constatação é assinalada pelo economista João Pedro Stédile, dirigente do MST e Via Campesina, na entrevista que ilustra a primeira edição do jornal Brasil de Fato em sua versão impressa no Rio Grande do Sul. “Um dos pilares de uma participação democrática da população na vida política da sociedade é a necessidade dela ter acesso a informações verdadeiras sobre a realidade e os contornos da luta de classe”, arremata.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

Edição: Katia Marko