Rio Grande do Sul

Vacinação no estado

São Leopoldo inicia vacinação para jovens a partir de 12 anos com comorbidades

A imunização se dará mediante cadastro prévio e estará disponível também para gestantes menores de 18 anos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Anúncio foi feito por transmissão ao vivo no facebook da prefeitura - Valentin Thomaz

A Prefeitura de São Leopoldo, na região Metropolitana de Porto Alegre, anunciou em transmissão ao vivo realizada pela rádio da prefeitura no Facebook, nesta quarta-feira (14), o início da imunização em jovens a partir dos 12 anos de idade que tenham comorbidades ou doenças permanentes.

A vacinação ocorrerá mediante cadastro prévio no site da prefeitura, que estará disponível também para gestantes menores de 18 anos. Até o momento foram registradas mais de 200 inscrições. A comprovação da comorbidade deve ser feita por laudo médico. 

As primeiras doses serão aplicadas a partir da tarde desta quarta, na EMEF Irmão Weibert. Serão contemplados somente quem foi chamado e tiver o nome na lista. A cidade será a primeira a iniciar esse processo a partir da autorização da Secretaria Estadual de Saúde e da Comissão de Intergestores Bibapartite (CIB). 

“Mesmo antes do aval do Ministério da Saúde, nós nos adiantamos e começamos o cadastro para organizar o serviço para imunização das crianças. Isso é uma decisão de governo”, afirmou o prefeito Ary Vanazzi. Ele destacou o processo acelerado de vacinação na cidade, assim como a cobrança de repasse de mais doses. “Poucas cidades estão vacinando pessoas com 32 anos sem deixar as outras categorias de lado. Estamos entre os municípios que mais vacinou no estado. Isso é sinal de organização e de responsabilidade. Mas precisamos de mais doses”, reforçou. 

O secretário da Saúde, Marcel Frison, informou que a Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer para a faixa etária e que, a partir disso, a prefeitura abriu cadastro. “O processo será feito com calma, mediante agendamento.” 

A permissão para vacinar o público a partir de 12 anos foi resultado de uma reunião da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) na última segunda-feira (12).


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

    

Edição: Katia Marko