Rio Grande do Sul

PANDEMIA

Governo do RS retira últimos Alertas, mas mantém Aviso a todas as regiões Covid

Decisão tem por base desaceleração da redução de internações em leitos clínicos e iminência da chegada da variante delta

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Estamos retirando os Alertas, mas isso não significa que devemos afrouxar os cuidados com relação à pandemia", disse Leite - Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O comunicado foi feito em transmissão ao vivo nesta quarta-feira (14), pelo governador Eduardo Leite (PSDB). O Executivo estadual tomou como base para retirada dos Alertas a desaceleração da redução de internações em leitos clínicos e o avanço da vacinação. Já os Aviso, a iminência da chegada da variante delta. Conforme informou o Palácio Piratini, as regiões que permaneciam com Alertas eram Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Rosa e Uruguaiana. 

Durante a transmissão, o governador disse que a retirada dos Alertas não significa que a população deve afrouxar os cuidados com relação à pandemia. Até o momento, 50% da população residente do RS já está vacinada com a primeira dose da vacina contra a covid-19, além disso, segundo aponta o Executivo estadual, o estado apresenta melhora dos indicadores nas regiões Covid. 

Ao destacar o avanço da vacinação no estado, o governador também chamou atenção ao risco da entrada da variante Delta, de altíssima transmissibilidade. Nesta segunda-feira (12), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a variante delta do coronavírus será predominante no mundo "em breve". Até o momento ela já foi identificada em 104 países. Além disso, estudos apontam que ela pode driblar a primeira dose das vacinas contra a covid-19. O RS tem dois casos suspeitos da nova variante. 

“Precisamos manter os cuidados de distanciamento, de higiene em todos os ambientes, até que tenhamos uma situação de imunização mais robusta para a população, e mais tranquilidade em relação à proteção de todos com as vacinas que temos perante as variantes que aí surgem. Fica o meu recado à população gaúcha: se cuidem e cuidem de todos à sua volta”, reforçou Leite.

Conforme informou o Palácio Piratini, a Secretaria da Saúde (SES) ainda aguarda a conclusão da análise de amostras de dois prováveis casos da variante delta do coronavírus (B.1.1.617.2 – de origem na Índia) identificados no RS, enviadas à Fiocruz na segunda-feira (12). Os possíveis casos foram registrados nos municípios de Gramado e Santana do Livramento. É a primeira vez que casos suspeitos dessa linhagem do vírus são identificados no estado. Além desses, três possíveis casos da variante alfa (B.1.1.7 – origem no Reino Unido) foram identificados e estão em investigação para confirmação.

“A retirada dos Alertas se deu devido ao esforço de muitas pessoas, que trabalharam para elaborar planos de Ação adequados à situação da pandemia de cada região. É o resultado concreto do envolvimento das equipes técnicas, dos prefeitos e da população", disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann. "Não basta termos vontade de fazer, temos de contar com a colaboração da comunidade. No entanto, com a variante delta à espreita, temos de nos manter vigilantes e, por isso, é importante que as regiões estejam cientes desse risco”, completou.

*Com informações da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

 

Edição: Marcelo Ferreira