últimas notícias

Com mais 76% dos casos, Rio é o estado com maior número de registros da variante delta

Ao todo, são 97 casos da variante identificados no Brasil; confira o calendário de vacinação desta semana na capital

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Lojas centro Niterói
Até o momento, os registros foram feitos em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro - Jaqueline Deister

O estado do Rio de Janeiro registra o maior número de casos da variante delta no país. Ao todo, são 97 casos da variante Delta do coronavírus identificados e notificados no Brasil, segundo informado pelo Ministério da Saúde, no último domingo (18). O estado do Rio de Janeiro responde por 76,2% destes casos, com 74 ocorrências. 

A delta tem se mostrado amplamente transmissível e preocupa agentes de saúde por conta da velocidade de contágio.

Leia mais: ‘Falta de coordenação nacional atrasa vacinação’, diz médica ao Programa Bem Viver

De acordo com o governo do estado, no último sábado (17), foram confirmados mais 63 casos da variante, do total de 380 amostras processadas. Até o momento, os registros foram feitos em 12 municípios do estado. Somente na cidade do Rio a prefeitura confirmou mais 16 casos neste fim de semana, totalizando 23 identificados ao todo na capital.

Os novos municípios com identificação de casos da variante delta são: Duque de Caxias, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Maricá, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados. Em Seropédica, São João de Meriti e Rio de Janeiro, já havia sido identificado casos anteriormente.

Além dos casos registrados no Rio, no Maranhão foram registrados seis casos, há outros nove no Paraná, três no estado de São Paulo, dois em Pernambuco, dois em Goiás e um em Minas Gerais, segundo última atualização do Ministério da Saúde.

Vacinação na capital

Nesta segunda-feira (19), a cidade do Rio vacina mulheres com 36 anos. De acordo com o cronograma estipulado no calendário de imunização do município, até o final da semana, todos os moradores com 35 anos ou mais devem estar vacinados.

O calendário ainda prevê que a vacinação dos moradores que têm 33 anos ou mais deve ser concluída até o final do mês.

Nesta semana, o cronograma apresenta duas datas de repescagem para quem perder o dia de imunização. A próxima quarta-feira (21) será destinada à repescagem de homens e mulheres a partir de 36 anos. Já no sábado (24), a faixa atendida será ampliada e quem tem mais de 35 anos poderá receber a vacina.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse