Rio Grande do Sul

Educação

CPERS realiza reunião com governo para tratar sobre a reposição de salários e outras pautas

A representação sindical dos educadores do RS foi recebida pelo secretário chefe da Casa Civil do governo Leite (PSDB)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Reunião realizada nesta manhã (21) entre o CPERS-Sindicato e o secretário-chefe da Casa Civil do governo do RS, Artur Lemos Júnior - Foto: Caco Argemi

Foi realizada hoje (21) pela manhã uma audiência requisitada pelo CPERS-Sindicato com o governo do estado do RS para tratar da campanha salarial da categoria dos educadores da rede pública estadual. Segundo informa o sindicato, os professores estão sem reajuste ou recomposição desde novembro de 2014, de tal forma que os professores e funcionários da rede estadual do RS tiveram seus ganhos corroídos pela inflação, ao ponto de hoje perderem até a metade do poder de compra. Ou seja, seus salários equivalem hoje à cerca de 50% do que ganhavam há sete anos.

:: Saiba mais sobre a real situação financeira dos professores da rede pública do RS ::

Na manhã desta quarta, a representação sindical da categoria foi recebida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior. Além da pauta da reposição salarial, também foram abordadas outras duas questões: os vales refeição e transporte e os cortes dos dias de greve.

Sobre o vale refeição, foi informado que já há um projeto tramitando no Legislativo que trata da recomposição do mesmo. Sobre os dias de greve e da reposição salarial, ficou definida uma nova reunião para tratar dos assuntos. O desconto dos dias da greve mais recente é um tema importante para categoria, pois, mesmo tendo reposto os dias de aula, os educadores tiveram cortes nos seus salários. Igualmente, os professores reivindicam que o vale transporte não seja cortado.

O secretario se comprometeu a conversar com a Secretaria de Educação sobre os descontos do vale transporte. Ficou também marcada uma próxima reunião, a ser realizada em agosto, com a presença das secretarias de Educação e da Fazenda, para tratar sobre a reposição salarial e os dias de greve.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

Edição: Marcelo Ferreira