Rio Grande do Sul

Cultura Negra

Frente Negra Gaúcha (FNG) celebra o ‘Julho das Pretas’ nesta quinta-feira (22)

Com o tema “Nossos passos vêm de longe”, FNG homenageia mulheres de diversas gerações que superaram barreiras

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Webinar “Atuação de Mulheres Negras nas Pedagogias Culturais” conta com a presença de quatro personalidades representativas da luta das mulheres - Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, a Frente Negra Gaúcha (FNG), por meio de sua Diretoria de Comunicação, realiza o “Julho das Pretas”. Trata-se de uma programação especial em homenagem às mulheres, a fim de marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha, cuja data é celebrada no dia 25 de julho.

Para marcar a data, será realizado nesta quinta-feira (22), às 20h, o webinar “Atuação de Mulheres Negras nas Pedagogias Culturais”, com a presença de quatro personalidades, de diferentes gerações, representativas da luta das mulheres no estado e no país. A transmissão é pelo Facebook da FNG.

Participam a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, docente da UFRGS e professora titular de Ensino-aprendizagem: Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal de São Carlos Faculdade São Carlos; Luana Santos, presidente recém-eleita da Imperadores do Samba e 1ª mulher, na agremiação, a presidir a tradicional escola de samba; Helena Meirelles, professora e ativista do movimento LGBTQIA+; e Vera Lopes, atriz de cinema e teatro e ativista do movimento negro. A mediação será da jornalista e produtora cultural Silvia Abreu. Estas mulheres, por seu pioneirismo, coragem, criatividade, talento e profissionalismo, dignificam aquelas que as precederam. 

Site oficial da Frente Negra GaúchaYoutube / Instagram.

Tendo como tema “Nossos Passos Vêm de Longe”, frase atribuída à Maya Angelou e consagrada pela médica e ativista Jurema Werneck, a FNG busca recuperar a memória da luta histórica das mulheres negras até os dias atuais e, ao mesmo tempo, proporcionar-lhes espaço articulado e organizado de participação. Ao longo do mês de julho, também promoveu uma campanha de depoimentos em vídeo de mulheres de diferentes faixas etárias e profissões, homenageando outras mulheres de relevância no cenário local, nacional ou internacional, que as inspiraram por suas significativas contribuições à sociedade e à luta das mulheres.

Participaram da campanha em vídeos: Aline Alves, acadêmica de Relações Internacionais/membra FNG; Lucia Regina Brito Pereira, vice-presidente do Codene-RS; Mariana Marmontel, slammaster, atriz, produtora cultural e afro-empreendedora; Marguerite Silva Santos, soprano e jazzista; Marina Edi da Silva Rodrigues, carnavalesca, manequim, professora e ativista negra; Nina Fola, socióloga, produtora cultural, cantora e percussionista; Pathy Costa, estrategista digital; Silvia Prado, psicóloga; Valéria Barcellos, cantora e performer.

Os vídeos da campanha estarão disponíveis nas redes sociais da Frente Negra Gaúcha.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

Edição: Marcelo Ferreira