Rio Grande do Sul

Vida das Mulheres

Campanha Máscara Roxa no RS completa um ano com show virtual de Loma Pereira e Tatiéli Bueno

Iniciativa possibilita às mulheres vítimas de violência doméstica fazerem denúncias em farmácias credenciadas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Sarau Especial Elas marca um ano da campanha Máscara Roxa no RS - Foto: Leandro Molina

Lançada em junho de 2020 no Rio Grande do Sul, a campanha Máscara Roxa possibilita às mulheres vítimas de violência doméstica fazerem denúncias em farmácias credenciadas como "amiga das mulheres". Nessa farmácias, os atendentes recebem capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítimas. Ao chegar na farmácia a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias. 

Para marcar um ano de funcionamento e a continuidade da campanha, a Assembleia Legislativa, em parceria com o Comitê Gaúcho ElesPoElas da ONU Mulheres, realizou o Sarau Especial Elas, com show das cantoras Loma Pereira e Tatiéli Bueno. As artistas gaúchas apresentaram repertório de músicas de diversos compositores brasileiros que fazem referência não só à figura feminina, mas também suas lutas. O show, transmitido pela TV Assembleia, foi acompanhado presencialmente por um pequeno grupo de convidados e convidadas, com restrições e protocolos sanitários de distanciamento.

Antes do espetáculo, houve novas adesões ao movimento mundial da ONU Mulheres, o HeForShe. Assinaram o termo de compromisso a Rede de Farmácias Associadas, representada pela coordenadora de comunicação, Patrícia Lima, e a Liga Gaúcha de Futsal, pelo presidente Nelson Bavier. A partir da adesão, a Rede de Farmácias e a Liga reforçam em seus setores o compromisso em defesa da igualdade, pelo fim da discriminação e da violência contra mulheres e meninas.


Foto da colocação de cartaz que identifica as farmácias e demais estabelecimentos que fazem parte da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência  / Foto: Leandro Molina

O espetáculo Elas

As cantoras Loma Pereira e Tatiéli Bueno fizeram o show especial de um ano da Campanha Máscara Roxa. No palco, foi respeitada a paridade de gênero, somando três homens e três mulheres na condução do espetáculo. Antes de iniciar, as duas artistas falaram da importância do evento.

“Cantar por essa causa é muito especial, é uma grande honra porque veio ao encontro do que nós pretendemos dizer às mulheres. Nós estamos nesse novo tempo, e quem não está passando por isso, mexa-se, levante-se e ajude. Em briga de marido e mulher, a mulher se mete sim e defende a mulher”, alertou Loma.

Tatiéli comentou que o show surgiu da união de mulheres. “Quanto mais estivermos juntas e unidas, com certeza a gente vai fazer a diferença, não só as mulheres, como os homens também. Eu comecei a cantar inspirada pela Loma. E hoje estar no palco ao lado dela mostra que sim, que a mulher estar no palco faz a diferença, porque ela me inspirou. É essa a ideia, para dar voz às nossas vozes, e a muitas outras vozes que a gente pode ajudar com o repertório, com as letras.”

Campanha percorreu uma trajetória até sua efetivação

O deputado Edegar Pretto (PT), coordenador do Comitê Gaúcho ElesPorElas, relatou a trajetória percorrida até que se chegasse à efetivação da Campanha Máscara Roxa. Ele contou que em 2011, no seu primeiro mandato, a Assembleia Legislativa deu um passo importante, que serviu de exemplo a outros parlamentos brasileiros, ao ter todos os deputados com adesão à Frente Parlamentar dos Homens Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, na qual Pretto é o coordenador. 

“Fizemos toda uma mobilização com os movimentos sociais e com a generosidade das mulheres, que compreenderam também o nosso papel, que não é tirar o protagonismo delas, que há mais de 100 anos lutam organizadas. Não dá para dizer ainda que temos um movimento de homens por essa causa, mas temos boas experiências por aqui”, destacou.

O deputado frisou que a partir da Frente Parlamentar foram criados grupos de trabalho envolvendo diversas outras entidades e setores, entre eles os clubes de futebol Grêmio e Internacional, empresários, universidades e institutos federais. Fruto desse pioneirismo na Assembleia, que colocou homens também na luta pelo fim da violência contra as mulheres, Pretto foi convidado em 2013 para falar sobre a experiência em um evento da ONU Mulheres em Nova York. Em 2014 passou a se organizar em vários países o Movimento Global HeForShe pela igualdade de gênero, sendo que o deputado passou a integrá-lo no Brasil.

No Brasil, o número de casos violência doméstica aumentou na pandemia. A partir disso, a campanha Máscara Roxa se concretizou no RS com um termo de cooperação assinado em conjunto com órgãos ligados aos poderes Executivo e Judiciário, da Segurança e entidades ligadas à pauta das mulheres. Conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no país, durante a pandemia.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira