Paraíba

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Fórum Plano Diretor Participativo realiza plenária neste sábado (24) na Praça da Paz

Plenária aberta acontece às 15h com 38 entidades para debater Plano Diretor de JP com população

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Fórum Plano Diretor Participativo - @forumpdjp , realizam, neste sábado, 24, às 15h, na Praça da Paz. - Reprodução

Trinta e oito entidades e associações da sociedade civil de João Pessoa, organizadas através do Fórum Plano Diretor Participativo - @forumpdjp , realizam, neste sábado, 24, às 15h, na Praça da Paz, Bancários, uma grande plenária aberta para que a população opine sobre como quer participar dos debates sobre a revisão do Plano Diretor da capital, que vai definir a ocupação dos espaços urbanos e a qualidade de vida na cidade, nos próximos dez anos. 

Durante a plenária, será apresentado  um manifesto, subscrito pelas 38 entidades e associações, no qual contestam a forma como a Prefeitura de João Pessoa quer conduzir as discussões comunitárias sobre o Plano Diretor. 

Nesse manifesto, as representações de diversos segmentos afirmam que a metodologia de participação popular na revisão do Plano Diretor foi definida sem a colaboração da sociedade civil, estabelecendo um calendário de debates muito curto, de 27 de julho a 02 de agosto, que torna impossível mobilizar a população e ampliar o debate em torno de temas essenciais  como mobilidade urbana, sustentabilidade ambiental, habitação, ordenamento do uso e ocupação do solo.

Conforme o teor do manifesto, "não houve colaboração da sociedade civil na formulação da proposta metodológica", que foi definida durante a Fase I do processo de revisão do Plano Diretor . A forma de participação popular  foi comunicada em audiência pública, com transmissão online, durante a qual a população foi apenas informada sobre a sua aplicação, sem possibilidade de reflexão sobre a proposta do poder público.

"A PMJP parece estar se utilizando das circunstâncias impostas pela pandemia da COVID - 19 para desqualificar os espaços de participação, evitando a reunião de grupos afins e opostos, que resultariam em uma sólida contribuição das contradições entre a unidade e multiplicidade dos diversos grupos e classes que  compõem a sociedade civil de João Pessoa", declaram as entidades e associações no referido documento.


O novo Plano Diretor deverá seguir as diretrizes estabelecidas no Estatuto das Cidades, Lei 10.257, de 2001, o qual prevê a gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano dos municípios. 
 

Edição: Heloisa de Sousa