Rio Grande do Sul

MÚSICA ONLINE

Nino e a Coluna Prestes se apresenta no Ecarta Musical deste sábado (24)

Show "Navegar Nesse Mistério" traz samba, folk, rock e baião a partir das 18h, no Facebook da Fundação Ecarta

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Nino e Coluna Prestes se apresentam com o show Navegar Nesse Mistério no Ecarta Musical - Foto: Fabio Alt

O cantor e compositor Nino e a banda Coluna Prestes são a atração do Ecarta Musical deste sábado (24), às 18h, com o show "Navegar Nesse Mistério". Os ritmos vão do samba ao folk e do rock ao baião, com letras que refletem sobre o amor, a passagem do tempo e o momento político do país.

No repertório estão as músicas "Amiga Inconsequência", "Navegar Nesse Mistério", "Ciranda das Gerações", "Terra do Nunca", "Borboleta Azul", "Bater na Porta", "Normal", "Só uma noite de Inverno", todas de autoria de Nino. A Coluna Prestes vem com Ricardo Sabadini (violão, banjo e bandolim); Henrique Bordini (baixo e voz); Ismael Silva Corrêa de Oliveira (percussão) e Ricardo Rochedo (bateria).

O trabalho traz guitarras distorcidas, baixo e bateria, com percussões e violões, banjo e bandolim com arranjos mais intimistas e kits de bateria e percussão reduzidos para esse especial do projeto da Fundação Ecarta.

Sobre os artistas

Nino Prestes iniciou a carreira em 2007, com o Grupo Musical Lá Fora, dedicado às diversas músicas regionais do país, o qual liderou durante dez anos. Convidou um time de músicos – batizado de Coluna Prestes – para gravar seu primeiro EP, “Anos 10”, lançado em 2017. Em 2018, lançou o single “Navegar Nesse Mistério”, canção do álbum de mesmo nome lançado em 2019. Jornalista, Nino atuou no jornalismo cultural em rádios e veículos locais e nacionais.

Ricardo Sabadini, toca violão, banjo e bandolim. Iniciou carreira do final dos anos 1990, com a banda Valdevinvs tocando rock em Passo Fundo. No início dos anos 2000, trabalha como side-musician em bandas de baile gaúchas. Em 2004, é convidado para ingressar na Brancolarera, banda de rock de sonoridade setentista também em Passo Fundo. Com um disco homônimo de 10 faixas gravado de forma independente, a banda muda para Porto Alegre. Na capital, forma a Severo em Marcha, com quem grava o disco "O tempo é quando eu quero", em 2008, e funda, com Marcio Petracco e Heine Wentz, o Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense, que está na ativa há 12 anos, com as tradicionais apresentações ao ar livre. Desde 2014, atua como guitarrista da banda de Alemão Ronaldo. Integra a Coluna Prestes desde 2018.

O baixista e cantor Henrique Bordini atuou com diversos artistas de Porto Alegre e São Paulo, como Murilo Sá, Les Responsables e Danceadelic. Integra a banda Baby Budas, com a qual lançou, também em 2017, o EP “No Jardim de Infância”. Compôs e arranjou a trilha sonora do filme Dióscuros, em 2016 e integra a Coluna Prestes desde 2016.

O percussionista Ismael Silva Corrêa de Oliveira ministra oficinas desde 2005 e é coordenador musical do Maracatu Truvão, grupo com 14 anos de atividades. Como integrante do Coletivo de teatro Das Flor, executou a trilha sonora ao vivo da peça “Lombay, uma fábula urbana”, em 2014 e 2015. Ainda com o Coletivo, atuou, compôs e produziu trilha sonora do curta metragem “Sobre Marias e Terezas”, lançado em 2018. Em 2016, foi integrante do Projeto Gema, série que mostrou a diversidade das tradições musicais do Rio Grande do Sul, com a produção de curtas-metragens, textos, fotos e podcasts, e que recebeu menção honrosa do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Iphan, em 2018.  Acompanha Nino desde 2016.

Ricardo Rochedo começa a estudar bateria aos 12 anos em Pelotas, na Escola de Música Milton Nascimento, dos músicos Giovani e Tuniko Goulart. Aos 17, inicia a carreira com o Grupo Zimba, banda de pagode de sucesso nos anos 90. Desde 2000 é professor de bateria na escola de música Beatriz Rosseli. Grava seu primeiro trabalho com a Banda Gárgulas, em Pelotas. Em Porto Alegre, passa a trabalhar com a banda Nelson e os Besouros, com a qual participa do festival internacional Beatleweek em Liverpool, tocando no famoso Cavern Club. Desde 2018, integra a Coluna Prestes.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

Edição: Marcelo Ferreira