Rio Grande do Sul

Cinema

Jeferson Tenório comenta o longa Bacurau em live do projeto Meu Filme Favorito

O evento será nesta quinta (29) às 19h, pela plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas no site do Instituto Ling

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Bacurau ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019 e figurou nas listas dos melhores filmes do ano da revista francesa Cahiers du Cinéma e do jornal The New York Times - Divulgação

O escritor e professor de literatura Jeferson Tenório é o convidado da quarta edição do projeto "Meu Filme Favorito", do Instituto Ling. O professor irá conversar sobre o filme que afirma ser um dos seus preferidos: o longa-metragem Bacurau, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.

O evento ocorre em formato virtual, nesta quinta-feira (29), às 19h, pela plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Instituto Ling (clique aqui para acessar).

Bacurau ganhou vários prêmios

A obra ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019 e figurou nas listas dos melhores filmes do ano da revista francesa Cahiers du Cinéma e do jornal The New York Times, além de vencer em seis categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – incluindo melhor filme e direção.

Uma coprodução Brasil-França, o longa é uma mistura de western brasileiro com aventura e ficção científica. No filme, pouco após a morte de dona Carmelita aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa.

Aos poucos, percebem algo ainda mais estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando cadáveres começam a aparecer na região, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Tenório é autor de O Avesso da Pele

Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório é graduado em Letras pela UFRGS e atua como professor na rede privada de ensino da capital gaúcha. É mestre em Literaturas Luso-africanas, pela mesma Instituição, e atualmente, é doutorando em Teoria da Literatura na PUCRS.

Como escritor, conquistou diversas premiações, entre elas os prêmios de Livro do Ano, para O beijo na parede (2014) e Estela sem Deus (2018). Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. Seu mais recente lançamento, O Avesso da Pele (2020), já teve os direitos de adaptação comprados para o cinema, assim como os direitos de publicação vendidos para Itália e Portugal.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

Edição: Katia Marko