Rio Grande do Sul

Pesquisa e música

Projeto Sambaobá apresenta a dupla pelotense Daniela Brizolara e Dena Vargas nesta quarta (28)

Projeto é fruto de uma pesquisa da atriz e cantora Glau Barros que busca investigar a presença de mulheres no samba

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Daniela Brizolara e Dena Vargas compartilham, há 13 anos, os palcos de Pelotas e região cantando samba e MPB - Foto: Divulgação

As cantoras e compositoras pelotenses Daniela Brizolara e Dena Vargas (conhecidas como a dupla Dani & Dena) serão as primeiras artistas a serem apresentadas no projeto "Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba". O projeto é fruto de uma pesquisa da atriz e cantora Glau Barros, que busca investigar a presença de mulheres no samba do RS.

A live com a presença da dupla acontece nesta próxima quarta-feira (28), às 20h. A transmissão é pelo canal Glau Barros, no YouTube (clique aqui para acessar).  

Sobre Dani & Dena

Daniela Brizolara e Dena Vargas compartilham, há 13 anos, os palcos de Pelotas e região cantando samba, MPB e também participando como intérpretes de festivais renomados, como Reponte e Tafona. Elas se conheceram no Coral da Universidade Federal de Pelotas e esta aproximação possibilitou descobrirem suas afinidades musicais além do canto coral. Daniela Brizolara é professora de Artes com Habilitação em Música e Dena Vargas é pedagoga. Em Pelotas, seus shows em feiras, bares e eventos reúnem um público que participa ativamente.

Sobre o projeto

O projeto “Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba” tem como propósito mapear e publicizar a presença de mulheres compositoras; artistas mulheres que têm no gênero samba seu fazer artístico, contribuindo de forma efetiva com o legado cultural das diferentes regiões do Rio Grande do Sul a que pertencem. Sua investigação está centrada em cinco cidades gaúchas: Gravataí, Pelotas, Uruguaiana, São Borja e Rio Grande. 

O projeto é viabilizado por meio do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc.

Ao longo de cinco lives, Glau Barros irá apresentar as cantoras, intérpretes e instrumentistas que identificou em seu estudo, oriundas das cinco cidades pesquisadas.

Completa a iniciativa, a produção de podcasts contendo as entrevistas realizadas por Glau Barros, tendo como entrevistadas as compositoras pesquisadas, privilegiando o seu processo criativo e encerrando com a execução de um samba autoral. Este material ficará disponível no canal Glau Barros do YouTube.

É importante ressaltar que o projeto prevê acessibilidade. As próximas lives se realizam nos dias 04/08, 11/08, 18/08 e 25/08, sempre às quartas-feiras, às 20h.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

Edição: Katia Marko