Rio Grande do Sul

Show Online

Cantora e compositora Pâmela Amaro se apresenta no Mistura Fina desta quinta-feira (29)

Pâmela interpreta canções autorais e sambas famosos no show que encerra programação de julho do projeto

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A atriz, cantora, música e compositora porto-alegrense tem se destacado no samba pelas criações autorais que abordam o feminino, o amor, as lutas e a ancestralidade africana - Reprodução

Pâmela Amaro carrega a bandeira do samba buscando projetar cada vez mais nomes do gênero em Porto Alegre. Neste show para o Mistura Fina, apresenta seu recente projeto de pesquisa musical "Aos Nossos Compositores", no qual toca e interpreta sambas conhecidos. Também mescla no repertório canções autorais do recente álbum lançado, "Veneno do Café", além de jongos, manifestação tradicional banto,anterior ao surgimento do samba.

A apresentação é nesta quinta-feira (29), a partir das 18h30, com transmissão pelo Facebook do Mistura Fina.

No repertório estão canções de Nilo Feijó (Vem Amor), Renato Borba (Barca da Saudade), Paraquedas (Canto Banto), Papa do Cavaco (Cavaquinho de Valor), Nando Pedroso (Joguei no Mar), Mamau de Castro/Pâmela Amaro (Giramundo e Banto-Yorubá), Paulinho Bom Ambiente (Menestrel do Amor). De sua autoria, Pâmela Amaro canta Casa de Versos, A Caixa e o Tamborim e Dagmar.

Sobre a convidada

Atriz, cantora, música e compositora porto-alegrense, Pâmela Amaro tem se destacado no samba pelas criações autorais que abordam o feminino, o amor, as lutas insurgentes e a ancestralidade africana. Artista múltipla, ela tem trilhado sua trajetória com dedicação ao teatro, à música e à afirmação cultura negra. Enquanto compositora tem sambas gravados por pelos artistas Glau Barros (RS), Marcelo Silva (SC), Didi Assis (RJ), Bloco da Laje (RS) e grupo Três Marias (RS).

Como atriz, elencou diversos espetáculos e performances, atuou em conceituados grupos teatrais, a citar, Usina do Trabalho do Ator (RS), Grupo Caixa Preta (RS) e Turma do Pé Quente (RS). No cinema, elencou o curta-metragem Fábula de Porongos, dirigido por Manuela Rodrigues Furtado. É cofundadora do Sarau Sopapo Poético, importante movimento de produção e difusão da literatura negro-brasileira, desde 2012. Canta, compõe, toca percussão e cavaquinho nas Três Marias, grupo com o qual lançará o álbum Não se Cala, em 2021.

Entre seus trabalhos mais recentes, foi curadora-intérprete em parceria com o produtor Mathias Pinto do concerto popular Choro e Samba Pedem Passagem, do Unimúsica 2019. Em 2020, ano de contexto desafiador para o setor cultural, Pâmela manteve-se ativa artisticamente: por meio do projeto Ressoa, do Coletivo Palma, produziu o single Comunicado, que chegou às plataformas de música em novembro de 2020. Lançou a vídeo-apresentação Aos Nossos Compositores, dedicada aos sambistas de Porto Alegre. Performou, como atração artística principal, do TEDxLaçador 2020, edição celebrativa de 10 anos do evento. Lançou, no Dia Nacional do Samba, em 2 dezembro de 2020, o EP Veneno do Café, com sambas de sua autoria.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira