Rio Grande do Sul

Segurança Alimentar

Live no Youtube vai debater as redes de apoio no combate à fome e no amparo de famílias

"Solidariedade que Preserva Vidas" é o tema do 3º Sarau do AsSsAN Círculo

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Evento debate a importância das redes de apoio, no Rio Grande do Sul e no Brasil, em um momento onde cerca de 19 milhões de brasileiros vivem em situação de fome - Foto - Ecilia Larissa, comunicadora e voluntária na cozinha popular

O 3º Sarau do AsSsAN Círculo vai debater o tema "A Solidariedade que Preserva Vidas", nesta quarta-feira (28), às 18 horas, pelo canal do AsSsAN no Youtube. O objetivo é falar sobre a importância das redes de apoio que trabalham para atenuar os efeitos da miséria, no Rio Grande do Sul e no Brasil, em um momento onde cerca de 19 milhões de brasileiros vivem em situação de fome, segundo dados de 2020 da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan).

A promoção do sarau é do Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (AsSsAN Círculo) em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A mediação do evento será do professor e coordenador do NEAB-UFRGS, Alan Alves Brito. Os convidados do debate serão Adriana Moreira, da coordenação da campanha nacional "Tem Gente com Fome"; Rogério Saran, coordenador da "Associação Cozinhar e Servir"; Carolina Silveira Costa, assessora técnica de projetos socioambientais da "Associação de Estudos e Projetos com Povos Indígenas e Minoritários (AEPIM)" e Tamyres Filgueira, coordenadora da "Campanha UFRGS Contra a Fome".

A organização do evento também informa que será lançado um espaço específico, no site do AsSsAN Círculo, destinado a dar visibilidade às instituições que trabalham no enfrentamento à fome e à miséria, principalmente neste período de pandemia (clique aqui para conferir). Todas as instituições que tiverem interesse em fazer parte do espaço podem entrar em contato através do e-mail [email protected].

Segundo a coordenadora do AsSsAN Círculo, Gabriela Coelho, o objetivo deste trabalho é reunir iniciativas dos próprios grupos e de redes de apoio, que sejam idôneas e que façam a distribuição justa entre famílias envolvidas.

Para falar da importância de instituições sociais no auxílio de famílias que convivem com o dilema da falta de alimentação, o professor Alan Alves Brito parafraseou Caetano Veloso, "gente é como estrela: é pra brilhar, não pra morrer de fome".

Os participantes do evento gratuito poderão enviar perguntas, por meio dos comentários no YouTube, a serem respondidas pelos convidados no final do bate-papo, como também fazer doações de mantimentos para as  campanhas representadas pelos respectivos debatedores. O evento também será conteúdo do próximo episódio do  podcast "Que tal um Mate?"


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira