Paraná

Desindustrialização

Brasil tem a menor produção automotiva da década em 2020

Pandemia, crise financeira e falta de políticas para o setor retraíram comércio automobilístico

via Porém.net |
Enquanto mundo avança no carro elétrico, Brasil patina na tecnologia - Foto: Luiz Costa/SMCS

Em 2020, o Brasil teve o seu pior desempenho em dez anos na produção de carros. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o país só produziu 2,014 milhões de carros em 2020. O número é quase a metade da produção nacional ocorrida em 2013, quando o país produziu 3,7 milhões de carros em um período de forte atividade econômica nos anos anteriores.

Os números da retração estão contidos na nota técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) “A desindustrialização e o setor automotivo: retomada urgente ou crise sem fim”. Para a análise, a indústria nacional se deparou com uma crise estrutural crônica, entremeada por crises conjunturais cíclicas, agravadas com a pandemia. Segundo o estudo, o país, que trabalha para atender o mercado interno, precisa encarar a guerra fiscal e um novo cenário político para o setor.

“No presente momento, países como Estados Unidos, Alemanha e China estão promovendo um conjunto de ações para reposicionar suas indústrias, considerando a importância do setor industrial nos processos que oxigenam o conjunto da economia e promovem o dinamismo das inovações tecnológicas.”

Enquanto isso, no Brasil, estamos adotando o caminho inverso ao dos países centrais, como Alemanha, EUA e China, desmobilizando ou enfraquecendo os instrumentos positivos de política industrial implementada a partir de 2003. 

Edição: Lia Bianchini