Rio Grande do Sul

Educação

Conselho Universitário da Ufrgs pede a destituição do reitor Carlos André Bulhões

O atual reitor foi nomeado pelo presidente Bolsonaro, mesmo sem ter ganho a consulta na comunidade universitária

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A aprovação desta moção não afasta o reitor, pois o afastamento não depende do Consun - Luiza Castro/ Sul21

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) aprovou nessa sexta-feira (30) um parecer que pede a destituição do atual reitor, Carlos André Bulhões. O reitor foi nomeado para o cargo mesmo sem ter sido o vencedor da consulta realizada na comunidade universitária.

A aprovação desta moção não afasta o reitor, pois o afastamento não depende do Consun. A nomeação de reitores é uma função do presidente. 

Entre as justificativas apresentadas, está o não cumprimento pelo reitor de resoluções aprovadas previamente no Conselho. Segundo o regimento da universidade, a Reitoria faz parte da composição do Consun. Além disso, pede também a instalação de um processo administrativo contra o atual reitor, com a  instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), com o objetivo de apurar a eventual “responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido”.

A sessão do Conselho ainda resolveu pela representação ao Ministério Público Federal, por haver indícios de violação dos princípios da legalidade e publicidade no serviço público. Define ainda sessão para apreciar a proposição da “destituição do reitor e do vice-reitor, na forma da lei, com aprovação de pelo menos 2/3 (dois terços) dos Conselheiros, em sessão especialmente convocada para este fim”, que será realizada dia 13 de julho.

As decisões aprovadas nesta reunião do Conselho Universitário da Ufrgs estão inclusas no Parecer 80/2021, que pode ser acessado aqui.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko