Rio Grande do Sul

Coluna

Cuba com vacinas para covid-19 de classe mundial

Imagem de perfil do Colunistaesd
Cuba poderá ser o primeiro país da América Latina ou do mundo a ter toda a sua população vacinada até o final de 2021 contra a covid-19 - Foto: Batista Valdés
Movimento Brasileiro de Solidariedade com Cuba continua com sua campanha para romper o bloqueio

Cuba tem hoje duas propostas de vacinas anti-Covid-19 próprias, cujos os resultados de eficácia contra a doença ultrapassam o limite de 50% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMC).

O Instituto Finlay de Vacinas (IFV) anunciou que as duas doses da vacina Soberana 2 e mais uma dose de sua contraparte Soberana Plus mostram 91,2% de eficácia em termos de capacidade de prevenção contra as doenças sintomáticas.

O diretor geral do Instituto Finlay, Dr. Vicente Vérez, garantiu que as três doses da vacina garantem eficácia também para a variante da África do Sul.

Em 18 de junho, os cientistas do IFV confirmaram que a Soberana 2 com duas dosagens chegam a 62% de eficácia, ao qual foi adicionada uma dose de reforço da Soberana Plus.

Já no Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) foi divulgada em 21 de junho a eficácia da vacina Abdala com três doses, com 92,28% de eficácia.

Diferentes modalidades de pesquisa de vacinação, com ensaios clínicos, estudos de intervenção em saúde foram realizados com ambos os candidatos, durante os quais um total de 6.833.720 doses já foram aplicadas. Cuba aguarda autorização para o uso emergencial dessas vacinas por parte das autoridades regulatórias nacionais que analisam a documentação necessária e fiscalizam o processo de produção.

Cuba poderá ser o primeiro país da América Latina ou do mundo a ter toda a sua população vacinada até o final de 2021 contra a covid-19 e com suas próprias vacinas.

Além das três candidatas a vacinas, Soberana 2, Soberana Plus e Abdala, a ilha rebelde também desenvolve mais duas candidatas: Sovereign 1 e Mambisa, que avançam em diferentes fases de ensaios clínicos.

Mais uma vez, a pequena ilha caribenha mostra ao mundo sua capacidade de vencer e, apesar de sofrer um bloqueio de mais de 60 anos por parte do governo estadunidense, mostra-se grande, produzindo vacinas para si e para o mundo.

Neste sentido, o Movimento Brasileiro de Solidariedade com Cuba continua com sua campanha para romper o criminoso bloqueio, onde já segue um conteiner com 1 milhão de seringas para as vacinas cubanas e em breve seguirá uma novo conteiner com suprimentos médicos, como sondas vesicais, luvas, máscaras. Tu podes colaborar depositando qualquer valor na Conta Corrente 13844-4, Agência 4770-8, PIX CNPJ 34.131.511/0001-64, Banco do Brasil, em nome da Câmara Empresarial Brasil-Cuba, pois tua solidariedade rompe o bloqueio.

#CubaSalvaVidas

#NoMásBloqueo

#SolidariedadSíBloqueoNO

* Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko