Rio Grande do Sul

Saúde das Mulheres

Projeto sobre saúde, mulheres e plantas medicinais realiza encontro em Erechim

Proposta é uma parceira do MAB e da UFFS, sendo voltado para mulheres de cinco cidades gaúchas atingidas por barragens

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Projeto será desenvolvido com mulheres atingidas pelas barragens de Itá e Machadinho, em cinco municípios gaúchos - Foto: Coletivo de Comunicação do MAB

O projeto “Mulheres Atingidas por Barragens Resgatando os Saberes e Multiplicando Saúde II” realizou um encontro da equipe, na cidade gaúcha de Erechim, no dia 15 de julho. O projeto é uma parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens no Rio Grande do Sul (MAB/RS) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Segundo os organizadores, o objetivo é resgatar saberes sobre plantas medicinais e cuidados com a saúde, além de proporcionar um diálogo sobre gênero e as violações de direitos ocasionadas pelas barragens. O projeto será desenvolvido com mulheres atingidas pelas barragens de Itá e Machadinho, espalhadas por cinco municípios gaúchos.

A área de atuação do projeto engloba os municípios de Erechim, Aratiba, Mariano Moro, Marcelino Ramos e Machadinho, nos territórios atingidos pelas barragens de Itá e Machadinho, localizadas na Bacia do Rio Uruguai, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Além de dialogar com as mulheres atingidas pelas barragens, se pretende fortalecer a organização e papel das mulheres como protagonistas de mudanças dentro das suas comunidades. Para isso, serão trabalhadas questões concretas no âmbito da saúde, ao resgatar conhecimentos e saberes populares das plantas medicinais, por meio de um diagnóstico participativo, sistematizando o conhecimento acumulado.

O projeto é a continuidade de um anterior, de mesmo nome, desenvolvido no ano de 2019, que teve por objetivo promover espaços de diálogo e troca de saberes entres as mulheres a respeito da saúde, plantas medicinais e direitos humanos, por meio de rodas de conversa e oficinas.

O recurso para implementação do projeto foi conquistado através de emenda parlamentar, destinada pelo mandato do deputado federal Dionilso Marcon (PT).


Equipe do projeto que irá atuar junto com mulheres habitantes de munícipios atingidos por duas barragens da Bacia do Rio Uruguai / Foto: Coletivo de Comunicação do MAB

Estiveram presentes no encontro o diretor do UFFS campus Erechim, Luís Fernando Santos Correia da Silva, o professor Emerson Neves, coordenador-geral do projeto, Laís Tonatto, coordenadora-externa e integrante do MAB, a equipe de bolsistas composta por estudantes da UFFS Erechim, Fernando Fornazieri, assessor do Deputado Marcon, além de representantes da Coordenação Estadual do MAB/RS e dos municípios inseridos no projeto.

*Com informações do Coletivo de Comunicação do MAB RS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko