SANGUE VERMELHO

Militante socialista, Eleanor Marx, filha de Karl, ganha primeira biografia em português

Trajetória da filha caçula de Jenny e do pai do marxismo é marcada por atuação revolucionária, pouco conhecida no Brasil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Eleanor Marx em 1871, com cerca de dezesseis anos - Arquivo

A militante socialista Eleanor Marx, filha caçula de Jenny e Karl Marx, ganha pela primeira vez uma biografia traduzida e publicada no Brasil. Eleanor Marx: uma vida é assinada pela historiadora inglesa Rachel Holmes, que também biografou a sufragista Sylvia Pankhurst e Sarah Baartman, mulher africana originária do grupo khoi, escravizada, e uma das vítimas do racismo científico. 

A publicação é da editora Expressão Popular, em parceria com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Um debate on-line sobre a publicação marca o lançamento do livro nesta quinta-feira (5). A transmissão começa às 20h pelo YouTube e redes sociais da Expressão Popular.

::Conheça 10 filmes inspirados pelo marxismo::

A proposta da publicação é evidenciar a trajetória da mulher que, ainda em vida, tornou-se referência para a classe trabalhadora, mas segue relativamente desconhecida entre os brasileiros. Integrante mais nova de uma família única, Eleanor Marx foi o legado vivo das lutas socialistas que a precederam. 


Capa de Eleanor Marx: uma vida / Reprodução/Expressão Popular

Suas contribuições singulares acerca do feminismo sob perspectiva socialista e destacada militância internacionalista são recontadas com ajuda das tradutoras Letícia Bergamini Souto, Lia Urbini e Cecilia Farias.   

"O interessante nesta biografia é observar como, proporcionalmente, questões como a do filho não reconhecido de Marx ou a sobrecarga de trabalho advinda da lida com a desigualdade na divisão do trabalho reprodutivo - no caso das mulheres da família - aparecem como incontornáveis, mas, ao mesmo tempo, não apequenam, vitimizam ou demonizam os envolvidos. Elas estão ali, com um bocado de outras experiências extraordinárias e inovadoras", destacam as pesquisadoras. 

:: “Cartas sobre o Capital”, de Marx e Engels, é lançado pela primeira vez em português ::

Nascida em janeiro de 1855, Eleanor Marx consolidou-se ao longo de seus 43 anos de vida como uma importante figura feminista socialista. Apostou no trabalho de base ao produzir panfletos, traduzir assembleias e lecionar. 

“Ela organizou arrecadações de fundos para partidos e sindicatos, fortaleceu campanhas fundamentais como a de libertação dos mártires de Chicago e realizou uma imensidade de falas públicas sobre o mundo do trabalho e a perspectiva socialista", acrescentam as tradutoras.

A obra de Rachel Holmes foi escolhida por ser a mais recente e incorporar documentos e informações que não estavam disponíveis à época das outras pesquisas. Rica em detalhes e com linguagem acessível, inova por não tomar como certa a hipótese de que a vida de Eleanor tenha sido findada por um suicídio. 

:: Mulheres camponesas lançam livro com reflexões sobre as lutas do campo :: 

"A biografia tem uma escrita fluida e cativante e nos apresenta a vibrante trajetória de uma militante que se envolveu de corpo e alma nas principais questões da esquerda à época, abrangendo uma multiplicidade de frentes de ação”, avaliam as tradutoras. 

O lançamento de Eleanor Marx: uma vida no Brasil, em português, vai ao encontro da luta feminista marxista contemporânea e contribui para o debate público que vem sendo construído nos últimos anos.

 

Serviço - Debate de lançamento

Quando: 05/08, às 20h

Onde: ao vivo pelo YouTube e redes sociais da Editora Expressão Popular

 

Ficha técnica

576 páginas

Expressão Popular

Formato: 16x23

1ª edição: junho de 2021

ISBN 978-65-5891-029-9

Preço: R$ 60,00

 

Edição: Vinícius Segalla