Rio Grande do Sul

Direitos do Trabalho

Prefeitura de São Leopoldo e Câmara buscam soluções para trabalhadores da reciclagem da cidade

Lei que proíbe a circulação de carroças já está em vigor; reunião foi realizada com a presença da presidenta da Câmara

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Encontro contou com a presença do secretário-geral de governo, Nelson Spolaor, e outros representantes do Executivo - Foto: Eduarda Rocha (CMSL)

Com a lei que proíbe a circulação de carroças já em vigor, uma reunião realizada nesta quarta-feira (4), debateu soluções a respeito da situação dos trabalhadores de reciclagem no município. A presidenta da Câmara Municipal de São Leopoldo, vereadora Ana Affonso (PT), acompanhou a conversa que contou com a presença do secretário-geral de governo, Nelson Spolaor, e outros representantes do Executivo.

O encontro reuniu 20 lideranças da região Nordeste e de bairros como Vicentina, Campina, Vila Paim e Vila Tereza, que utilizam carroças com tração animal, assim como, representantes da Assistência Social para debater soluções para que estes trabalhadores não fiquem desassistidos. “Nós temos uma preocupação sim com a causa animal, mas a causa humana não pode ser abandonada'', salientou a presidenta.

Ainda de acordo com a vereadora, a situação das comunidades com as medidas implementadas pelo governo federal é cada vez mais crítica, o que gera dificuldades para quem vive em situação de vulnerabilidade social. “Sei que o aumento da fome e pobreza trazido pelo projeto nacional faz com que as pessoas diariamente lutem para sobreviver e dar alimento aos filhos. Estamos aqui hoje para buscar uma porta de saída efetiva junto ao Executivo”, destacou.

Durante a reunião, foram definidos pontos de encaminhamentos para evitar que os trabalhadores fiquem sem a possibilidade de continuar suas atividades. “Muitos de nós aqui sem a carroça não temos como sustentar nossas famílias. Nenhum de nós aqui deixa seu animal em situação ruim, de maus tratos. A gente só quer trabalhar”, explicou o reciclador José Crodoaldo Pereira, morador da Vicentina.

Cadastramento deverá ser feito nas próximas semanas

Para fazer um mapeamento completo e verificar qual o total de carroceiros que circulam pelo município, a Prefeitura vai iniciar em regime de urgência um processo de cadastramento que deve ser entregue já no mês de setembro. “Vamos cadastrar a todos e conseguir visualizar quantas pessoas que utilizam tração animal existem em São Leopoldo. Nós os recebemos para construir uma medida efetiva”, afirmou Spolaor.

Após o cadastramento, triciclos elétricos serão entregues aos trabalhadores. O estudo está sendo realizado em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e garante não só o veículo, como também a qualificação para o uso e a manutenção contínua destes equipamentos. “Vamos descobrir com o cadastramento quantos triciclos serão necessários e teremos um diagnóstico completo da situação”, completou o secretário geral de governo.

Como encaminhamento da reunião, ficou acordado que as lideranças comunitárias vão ajudar na mobilização pelo cadastramento, e que novos encontros serão realizados nas próximas semanas para verificar o andamento das atividades.

Além disso, a presidenta da Câmara solicitou o envio de cestas básicas às famílias que estão impossibilitadas de transitar com as carroças. “É uma medida a curto prazo, mas que com certeza ajuda estas pessoas que precisam deste trabalho para garantir o alimento. Peço que o Executivo dê este auxílio e pense em como atender estas comunidades com urgência”, finalizou.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko