Rio Grande do Sul

Movimento Sindical

Governo do estado e CPERS estabelecem mesa de negociação salarial

Audiência foi o ponto de partida para uma série de encontros agendados para debater a pauta dos servidores da educação

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Não dá mais para esperar. É preciso que o governo valorize na prática os trabalhadores da educação" - Foto: Divulgação CPERS

A direção do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) e o governo estadual se reuniram nesta quinta-feira (5) para tratar da reposição salarial da categoria. A audiência foi o ponto de partida para uma série de encontros agendados para as próximas semanas a fim de discutir a pauta, além de debater questões como os descontos da greve e do vale-transporte.

“Após essas reuniões, o governador deverá receber o CPERS”, afirmou o secretário chefe da Casa Civil, Artur Lemos, que também foi enfático ao afirmar que “o regime de recuperação fiscal não impede o reajuste”.

Conforme salientou a entidade, há sete anos os educadores gaúchos amargam as consequências do salário congelado, além da perda de direitos, redução de adicionais, descontos, atrasos e parcelamentos. Além disso, o governado Eduardo Leite (PSDB) não recebe o Sindicato pessoalmente desde a apresentação das reformas que atacaram duramente a categoria e resultaram em uma das maiores greves da história da rede estadual.

No encontro com o representante do Executivo estadual a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, ressaltou as dificuldades financeiras enfrentadas por professores e funcionários de escola, além da perda de direitos. “Apresentamos a situação extremamente preocupante da nossa categoria. Sem nada de aumento há tantos anos, muitos dependem da ajuda de outras pessoas. Não dá mais para esperar. É preciso que o governo valorize na prática os trabalhadores da educação.”

Além de Lemos, participaram da audiência o chefe de gabinete do governador, Marcelo Alves, a secretária de Educação, Raquel Teixeira, o Procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene, e o subsecretário de Planejamento, Antonio Cargnin.

A Direção Central do CPERS foi representada pela presidente Helenir Aguiar Schürer, pelo vice-presidente, Alex Santos Saratt, pelo segundo vice-presidente, Edson Garcia, e pelos diretores Alda Bastos Souza e Cássio Ritter.

No próximo dia 13 de agosto, educadores e educadoras de todo o estado desembarcam em Porto Alegre para um ato na Praça da Matriz. Neste dia, o Sindicato entregará ao governo e aos deputados as moções de apoio à reposição aprovadas em centenas de municípios gaúchos.

*Com informações do CPERS-Sindicato


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko