Rio Grande do Sul

Formação

O fascismo no entre guerras e na atualidade é tema de painel nesta segunda-feira

O painel é o segundo do ciclo de debates promovido pelo Círculo do Partido Democrático (PD) da Itália em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O ciclo oferece um painel mensal sempre na 2ª segunda-feira do mês. Os próximos ocorrem em 13 de setembro, 11 de outubro e 8 de novembro - Divulgação

"O fascismo no período entre guerras e na atualidade" é o tema a ser abordado pelo doutor em História Econômica da USP, Fernando Sarti Ferreira nesta segunda-feira (9), às 19h30. O painel é o segundo do ciclo de debates promovido pelo Círculo do Partido Democrático (PD) da Itália em Porto Alegre. O objetivo é analisar o fenômeno do fascismo em diferentes períodos e países e os paralelos com a atualidade.

Fernando Ferreira é professor da rede privada de ensino de São Paulo, desenvolve cursos de formação política, integrou recentemente o ciclo da Fundação Perseu Abramo com o tema ‘Fascismo ontem e hoje – entender para derrotar”. 

O debate terá também a participação do professor e historiador Francisco Marshall, doutor em História Social pela USP, pós-doutor na Princeton University (EUA) e na Universität Heidelberg (Alemanha), e pesquisador da Fundação Alexander von Humboldt; da jornalista, especializada em História Contemporânea, Stela Pastore, e pela advogada e presidenta da Associação dos Tradutores Públicos do RS, coordenadora dos debates, Claudia Antonini.

Para a coordenadora do ciclo, o compromisso de todos que defendem a democracia é a vigilância às manifestações autoritárias que remetem a tristes períodos recentes da história em várias partes do mundo. “Frente a este momento delicado em vários países e, especialmente no Brasil, onde o próprio presidente desafia os processos eleitorais e tenta instigar a instabilidade democrática, entendemos que todas as instituições devem manifestar-se e promover a defesa dos valores que sustentam o processo civilizatório”, convida Antonini.

O ciclo oferece um painel mensal sempre na 2ª segunda-feira do mês. Os próximos ocorrem em 13 de setembro, 11 de outubro e 8 de novembro. A transmissão ao vivo é feita pelas páginas do PD Porto Alegre no Youtube e Facebook e pelas radiowebs dirigidas à comunidade italiana da América Latina bellaciaowebradio.com e brasitaliawebradio.com.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko