Rio Grande do Sul

Mobilização

Em defesa da Corsan pública, trabalhadores paralisam atividades e protestam em cidades gaúchas

Manifestação contra a privatização da empresa tenta alertar a sociedade para os riscos que a população corre com a venda

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Trabalhadores da Corsan realizaram ato e caminhada no Centro de Porto Alegre, para protestar contra projeto de privatizar a Companhia - Foto: Carolina Lima

Foi realizada, na manhã desta terça-feira (10), uma manifestação em defesa da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O ato começou com uma paralisação dos trabalhadores da empresa, que se reuniram na frente da sede, que fica na rua Caldas Júnior, no Centro de Porto Alegre. Com um carro de som, os representantes sindicais da categoria fizeram falas. Logo após, os trabalhadores seguiram em caminhada até a Praça da Matriz, em frente do Palácio Piratini e da Assembleia Legislativa. O objetivo é chamar a atenção dos deputados estaduais, para que estes votem contra o projeto de privatização da empresa.

No dia 8 de julho, o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou que encaminharia à Assembleia Legislativa a proposta de privatização da Corsan. De fato, no dia 12 de julho, o governador protocolou o projeto, em regime de urgência, que autoriza a venda da estatal. O governo conta com a já aprovada Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 280/19, que retirou a exigência de consulta pública para a venda da Corsan, do Banrisul e da Procergs, o que tornou o caminho mais fácil para a privatização da Companhia.

:: Entenda os riscos que a população corre com a privatização da Corsan ::

Logo no início da mobilização, em cima do carro de som, Arilson Wünsch, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiágua/RS), destacou que os trabalhadores da categoria estão há décadas nessa luta.

“Defendemos desde sempre: água é um bem de todos, jamais pode ter um dono", afirmou Arilson. Ressaltou também que a luta não é pelos funcionários da Corsan e suas famílias, somente, mas também por todo o povo gaúcho que depende dos serviços da Companhia. Por isso, ressaltou, a paralisação realizou a caminhada até a Assembleia, para lembrar os deputados dos riscos para a população.

Como estavam em frente à sede da Companhia, o dirigente sindical ainda questionou se algum dos diretores da empresa (que são nomeados pelo governo) teria a coragem de descer até ali para dialogar com os trabalhadores.

“Principalmente o presidente da empresa, com quem nós estamos tentando conversar, sobre os nossos empregos e sobre a privatização da Corsan, e ele nos respondeu que não tinha tempo”, afirmou. Até a saída da marcha, nenhum diretor desceu para dialogar com os trabalhadores.

O ato foi transmitido pelas redes sociais da Central Única dos Trabalhadores do RS.


Servidores da Corsan concentrados no Centro de Porto Alegre contra o projeto de privatização da Companhia / Foto: Carolina Lima


Após marcha, trabalhadores da Corsan foram até a frente do Palácio Piratini / Foto: Carolina Lima

:: O que está por trás da privatização da Corsan? ::

Mobilização aconteceu também em outras cidades pelo interior

Além da Capital, Arilson lembrou que a mobilização ocorre em outras regiões do estado. Nas cidades, as mobilizações vieram acompanhadas de entregas de um Manifesto contra a Privatização da Corsan aos legislativos locais. No município de Osório, no Litoral Norte, por exemplo, o Manifesto foi entregue ao presidente da Câmara de Vereadores, vereador Edi Morais (MDB).

Foram registradas mobilizações também nas cidades de Santo Ângelo (Região das Missões), Rio Grande (Zona Sul) e Santa Maria (Região Central).

:: Entidades lançam Comitê do Plebiscito Popular contra as privatizações no RS ::


Entrega do Manifesto contra a Privatização da Corsan ao presidente da Câmara de Vereadores de Osório, vereador Edi Morais / Reprodução


Mobilização dos trabalhadores da Corsan realizada na cidade de Santo Ângelo, contra a privatização da Companhia / Reprodução


Mobilização dos trabalhadores da Corsan em frente à Superintendência da Região Sul da empresa, na cidade de Rio Grande / Reprodução


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira