Rio Grande do Sul

Sindicalista

Morre o secretário-geral da CTB, Wagner Gomes

Gomes pautou sua vida pela defesa honesta e intransigente dos interesses da classe trabalhadora brasileira

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Fundador da CTB, Wagner Gomes, morreu de um infarto fuminante - Arquivo CTB

O secretário-geral da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Wagner Gomes, faleceu nesta terça-feira (10). Com 64 anos de idade, foi vítima de um ataque cardíaco fulminante. A CTB lamentou a sua morte, que ocorre na véspera do V Congresso da entidade e que "surpreendeu e causou profundo pesar a toda militância e direção da entidade".

A entidade destaca que Gomes foi um sindicalista muito querido e respeitado na CTB e no conjunto do movimento sindical brasileiro. Pautou sua vida pela defesa honesta e intransigente dos interesses da classe trabalhadora brasileira. Foi o primeiro presidente da CTB , eleito no congresso de fundação, em 2007 e reeleito no segundo congresso em 2009.

O sindicalista também destacou-se na política como membro da Direção Nacional do PCdoB. Foi candidato ao Senado por São Paulo em dobradinha com Aloisio Mercadante, quando recebeu mais de 3 milhões de votos.

Wagner Gomes nasceu em Araçatuba, em 1957, e foi para São Paulo em 1970. Operador de trens do Metrô em na capital paulista, foi presidente do sindicato dos metroviários de 1989 a 1995 e de 2009 a 2011.

A notícia da morte súbita de Wagner Gomes provocou intensa comoção e tristeza na sede nacional da CTB, que informa que vai realizar o seu V Congresso "em homenagem e memória a este grande guerreiro da classe trabalhadora". Lideranças de outras centrais sindicais e políticas também lamentaram seu falecimento.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira