Rio Grande do Sul

Representatividade

No Dia do Estudante, vereadores ligados a movimento estudantil assumem vereança em Porto Alegre

As vereadoras Daiana Santos e Bruna Rodrigues, ambas do PCdoB, cederam os acentos a Giovani Culau e Vitória Cabreira

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Giovani Culau e Vitória Cabreira assumem vaga na Câmara no Dia do Estudante - Luiza Frasson/Divulgação

Ligados ao movimento estudantil, Giovani Culau, de 27 anos, e Vitória Cabreira, de 21 anos, assumem, nesta quarta-feira (11), Dia do Estudante, vagas na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, pela bancada do PCdoB. Suplentes do partido, eles tiveram os acentos cedidos pelas vereadoras Daiana Santos e Bruna Rodrigues, respectivamente. Ambos são reconhecidos como lideranças do movimento estudantil na capital gaúcha.

Ao assumir, Vitória Cabreira tornou-se a vereadora mais jovem na história da Câmara de Porto Alegre. Estudante de pedagogia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), forjou sua liderança estudantil como presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Porto Alegre (Umespa) e do grêmio estudantil da Escola Técnica Estadual Parobé. Atualmente é também coordenadora municipal da Juventude Pátria Livre (JPL). 

Por sua vez, Giovani Culau exerce seu mandato na Câmara pela terceira vez, representando o Movimento Coletivo, que é formado também por outras lideranças estudantis, que assumem como co-vereadores. Em ambas ocasiões que assumiu a vereança, formou a primeira bancada 100% LGBT+ da Câmara Municipal, ao lado da vereadora Daiana Santos, e desta vez forma a bancada de estudantes ao lado de Vitória. 

Giovani é cientista social e presidente estadual da União da Juventude Socialista (UJS). Foi coordenador do Centro Estudantil de Ciências Sociais (CECS) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez parte do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade e foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Durante a tarde, os vereadores receberam na Câmara a mobilização de estudantes por educação, cultura e transporte, convocada pela União Estadual dos Estudantes (UEE), que elegeu Airton Silva, co-vereador do Movimento Coletivo, como presidente neste domingo (8). Durante o dia, os vereadores tiveram agenda de discussões voltadas para estes temas, prioritários para o movimento estudantil. Às 18h, participam da uma manifestação convocada pelas entidades estudantis, que marca o dia dos estudantes também como “Dia Nacional de Mobilização por Vida, Pão, Vacina e Educação”, na Esquina Democrática, Centro da Capital.

Projeto de Lei de incentivo ao voto aos 16 anos

Juntos, os vereadores protocolarão um Projeto de Lei que institui o programa de Conscientização do voto a partir dos 16 anos. Um dos objetivos é criar uma semana municipal de incentivo ao voto dos jovens, que é facultativo até os 18 anos, para ampliar a participação política dessa parcela da sociedade. O incentivo ao voto jovem é uma prática histórica das entidades estudantis, que já desenvolveram projetos como o Te Liga 16, campanhas para a confecção do Título de Eleitor e levaram o debate para escolas.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira