Rio Grande do Sul

Pandemia no RS

RS confirma mais quatro pessoas infectadas pela variante delta e totaliza 15 casos confirmados

Três hospitais da Capital registraram surtos de coronavírus; no Hospital Conceição, já foram confirmadas quatro mortes

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Referência no atendimento a casos graves causados pelo novo coronavírus, Clínicas confirma surto da doença - Flávio Dutra/JU

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) do Rio Grande do Sul, confirmou, nesta terça-feira (11), mais quatro casos da variante delta do novo coronavírus no estado. O sequenciamento genético foi feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro. Eles se referem a residentes de Alvorada, Esteio, Sapucaia do Sul e São José dos Ausentes e todos já se encontram curados. O RS soma até o momento 15 pessoas diagnosticadas com a variante. 

“Temos uma nova variante muito mais transmissível circulando no estado. Mesmo pessoas sem sintomas ou com sintomas muito leves podem estar disseminando o vírus”, alertou a diretora do Cevs, Cynthia Molina Bastos. “É preciso continuar tomando todas as medidas de cuidado, evitar ambientes fechados e com muitas pessoas. E quem apresentar sintomas deve buscar a testagem.”

De acordo com o especialista em saúde Richard Steiner Salvato, do Cevs, a linhagem delta está apresentando uma rápida disseminação no RS, mas menor do que o verificado em outros países. “O que chama atenção, no momento, é a identificação em cidades diferentes”, pontuou.

Casos no RS

As cidades com registro de casos da nova variante até o momento são Alvorada, Gramado, Esteio, Canoas, Sapucaia do Sul, Santana do Livramento, Nova Bassano e São José dos Ausentes.

Ainda aguardam confirmação por sequenciamento parcial amostras coletadas em Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Esteio, Gramado, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Paraí, Passo Fundo, Porto Alegre, Santo Ângelo, São Leopoldo, Sapucaia Do Sul, Triunfo e Viamão.

De acordo com o executivo estadual, o RS é o único estado brasileiro a realizar sequenciamento parcial na vigilância genômica para a identificação de prováveis variantes de preocupação (VOC, variants of concern na sigla em inglês), que são aquelas mutações genéticas que podem trazer alguma mudança no comportamento do vírus. 

Após essa primeira identificação, as amostras seguem para um sequenciamento genômico completo, que fornece detalhes do perfil de mutações e classifica com precisão a linhagem de cada amostra. Porém, de acordo com Salvato, os testes realizados no RS têm alta precisão e pouca probabilidade de erro, sendo suficientes, no atual momento, para identificar as variantes de preocupação circulantes, apesar da necessidade técnica do sequenciamento completo.

Porto Alegre tem três surtos de coronavírus identificado em hospitais 

Nesta quarta-feira (11), o Hospital de Clínicas, confirmou o surto de coronavírus em suas dependências. De acordo com a administração do hospital, oito funcionários já testaram positivo para a doença, todos da área administrativa. Não foi identificado surto em áreas assistenciais, entre funcionários ou pacientes. O Clínicas é o terceiro hospital de Porto Alegre, em menos de uma semana, a registrar surtos da doença. Os primeiros foram os hospitais Vila Nova e Conceição, na última sexta-feira (6). 

Como medidas de prevenção, a direção do Hospital das Clínicas informou que adotou uma série de restrições na tentativa de controlar o avanço da doença. Segundo explicou a instituição, as pessoas com suspeita de infecção foram afastadas. Já os trabalhadores que desempenham atividades consideradas não-essenciais voltaram a cumprir expediente remoto.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição confirmou, também nesta quarta-feira, a morte do quarto paciente devido ao surto na instituição. Até o momento foram registrados 73 infectados, sendo 54 pacientes em 12 áreas e 19 trabalhadores em seis alas. O hospital suspendeu, por 15 dias, visitas, cirurgias eletivas e atendimento de casos de pouca gravidade em sua emergência.

Já o Hospital Vila Nova confirmou, até o momento, 43 pessoas infectadas, sendo 29 pacientes e 14 funcionários, e nenhum óbito foi registrado. A instituição suspendeu entrada de visitantes por pelo menos 30 dias. De acordo com informação do hospital, como medidas de proteção, todos os funcionários da unidade 1, onde foi registrado o surte e tem 60 leitos, foram acompanhados e rastreados com PCR. Muitos dos infectados ainda eram assintomáticos e foram detectados no PCR de rastreio.

As amostras dos afetados são analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que vai determinar qual a cepa responsável pelos surtos.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira