PEC 32

Servidores farão paralisação nacional contra reforma administrativa nesta quarta (18)

Greve no serviço público também pretende ampliar convocação para os atos do "Fora, Bolsonaro" no dia 7 de setembro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Em Brasília, servidores públicos participaram de mobilização contra a PEC 32 no dia 3 de agosto - Divulgação/Sindsep-DF

Servidores públicos federais preparam uma greve nacional para o dia 18 de agosto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 da Reforma Administrativa.

Continua após publicidade

A data será marcada por assembleias nos locais de trabalho, paralisações, carreatas, panfletagens, além de ações nas redes sociais.

A PEC 32 acaba com a estabilidade dos servidores e, na avaliação das entidades sindicais, pode comprometer serviços essenciais à população nas áreas da saúde e da educação. 

:: Artigo | Reforma administrativa: para qual Estado a reforma serve? ::

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já afirmou que a proposta deve entrar em votação no Plenário até o final de agosto.

:: No DF, servidores públicos iniciam agenda de mobilização contra a PEC 32 ::

“Essa PEC é uma demanda do mercado, é uma ordem dos capitalistas e das elites que exigem que essa privataria de bilhões seja feita para que as empresas ocupem o papel do Estado na prestação do serviço público", avaliou o deputado federal Rogério Correia (PT-MG), coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.

Chamado ao 7 de setembro 

A greve dos servidores também pretende ampliar a mobilização para o 7 de setembro, data do próximo ato nacional pelo fim do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

A paralisação está incluída no calendário de mobilização da Campanha Fora Bolsonaro, responsável pela convocação das manifestações que têm levado milhões de pessoas às ruas de todo o país desde maio deste ano.  

:: Campanha Fora Bolsonaro convoca atos para 18 de agosto e 7 de setembro ::

Convocadas por centrais sindicais, a greve dos servidores reivindicará outras pautas emergenciais, como o auxílio de R$ 600, a aceleração da vacinação e a derrota no Congresso da Medida Provisória 1045, que retira direitos dos trabalhadores. 

Edição: Vivian Virissimo