Rio Grande do Sul

Fotografia

Dulce Helfer é a convidada desta quinta-feira do "Fotografia & Outras Histórias"

Projeto do Sindicato dos Jornalistas do RS convida profissionais das câmeras para falar sobre suas trajetórias

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Evento organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS convida a fotógrafa Dulce Helfer - Reprodução

Dulce Helfer, fotógrafa gaúcha nascida em Santa Cruz, é a convidada do evento "Fotografia & Outras Histórias", promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors). A live será nesta quinta-feira (19), às 19h30min, com transmissão simultânea pelo Facebook e YouTube.

A ação cultural integra as festividades do Dia Mundial da Fotografia que ocorre neste mês de agosto. A condução do bate-papo está com o diretor do Sindjors, também fotógrafo Jorge Leão. O projeto terá ainda mais uma etapa, no dia 24 de agosto, com a presença da fotógrafa amazonense Elza Lima.

Sobre Dulce Helfer

Dulce Helfer tem um currículo de 27 anos de atuação no jornal Zero Hora. Além disso, atuou junto da Secretaria de Cultura do RS até 1990, dividindo espaço com os escritores Tabajara Ruas e Carlos Urbim na edição do jornal cultural "O Continente". Fez dezenas de exposições individuais e coletivas, recebendo 24 prêmios, entre eles três internacionais da Sociedad Interamericana de Prensa, dois Prêmios Press, como melhor fotógrafa do RS, e o Prêmio Nacional de Direitos Humanos.


Dulce Helfer, fotógrafa gaúcha nascida em Santa Cruz, é a convidada do evento Fotografia & Outras Histórias / Foto: Dulce Helfer

Em seu portfólio virtual é possível conferir muitas fotografias realizadas do poeta, tradutor e jornalista Mario Quintana (1906-1994). Registrou diversos shows de músicos como Cazuza e Belchior, entre outros. Fotografou com exclusividade para artistas como The Cure, B.B. King, Roberto Carlos, Avril Lavigne, Zizi Possi, Jards Macalé, David Lynch e Fernanda Montenegro.


Dulce já fotografou diversos artistas em suas passagens por shows na capital gaúcha, como é o caso de Cazuza / Foto: Dulce Helfer

Participou com textos e fotos em 50 livros, sendo 5 individuais. No Theatro São Pedro realizou diversas exposições, como "Os Caminhos do Olhar de Dulce", com texto de Luis Fernando Verissimo, "Paris.. Paris..", "Amazônia - Tão Perto tão Longe" e "Cocktail-Party", com apresentação de Mario Quintana. Trabalhou no cinema, em filmes de Tabajara Ruas, Beto Souza e Roberto Gervitz. Expôs por dois anos consecutivos em Paris, França, nas homenagens ao estado do Rio Grande do Sul.


O músico cearense Belchior é outro importante artista brasileiro a ser retratado pela fotógrafa Dulce Helfer / Foto: Dulce Helfer

Confira a primeira edição do projeto Fotografia & Outras Histórias:


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko