Rio Grande do Sul

Pesquisa e música

Projeto Sambaobá apresenta a compositora Gil Colares de Rio Grande

Nesta quarta, Glau Barros comanda mais uma live sobre a pesquisa que mapeia a presença de mulheres gaúchas no samba

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A cantora e compositora Gil Colares é educadora musical e será apresentada ao público do projeto “Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba” - Foto: acervo pessoal

Nesta quarta-feira (18), às 20h, a cantora e compositora Gil Colares, de Rio Grande, será a convidada do projeto “Sambaobá – A Raiz Feminina do Samba”. O projeto é comandado pela artista Glau Barros, em forma de um mapeamento da presença feminina no samba gaúcho.

O propósito é publicizar a presença dessas mulheres compositoras na música do estado, contribuindo com o legado cultural das diferentes regiões do Rio Grande do Sul a que pertencem. A live será transmitida pelo canal Glau Barros, no YouTube.  

O projeto focalizou em cinco cidades gaúchas: Gravataí, Pelotas, Uruguaiana, São Borja e Rio Grande. A iniciativa é viabilizada por meio do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos da Lei Aldir Blanc.

Sobre Gil Colares

Nascida em 1986, na cidade de Rio Grande, Gilmara Colares Silveira, mais conhecida como Gil ou Gil Colares, teve início na música quando ganhou seu primeiro violão aos 12 anos. Desde a infância teve influência musical de seus pais e familiares, que também têm trajetória na área musical.

Gil inicia como cantora aos 18 anos, atendendo a convites para apresentações em eventos escolares e feiras da sua cidade natal. Foi ganhando espaço na cidade, abrindo shows nacionais, como Fundo de Quintal (2009) e Jorge Aragão (2012).

Em 2016, lançou seu primeiro trabalho autoral, o DVD “Mágico e Forte”, solidificando seu trabalho como cantora e compositora. Atualmente, além de cumprir os shows na sua cidade, é professora e educadora musical. No ano de 2020 lançou a música Mistura Perfeita em parceria com DJ Ernani.

Conheça o projeto:


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko