Bolsonarismo

Especialistas e senadores repudiam fala de ministro da Educação sobre crianças com deficiência

Jornal Brasil Atual também traz informações sobre novo curso da Fundação Perseu Abramo e Central de Movimentos Populares

Ouça o áudio:

Ministro de Educação de Bolsonaro, Milton Ribeiro, vem sendo criticado por fala capacitista - Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O ministro da Educação Milton Ribeiro afirmou durante entrevista ao programa 'Sem Censura', da TV Brasil, que crianças com deficiências "atrapalhavam" os demais alunos quando colocadas na mesma sala de aula.

Essa afirmação do ministro, de acordo com Liliane Garcez, especialista em educação especial da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, é desrespeitosa e capacitista e foi estrategicamente pensada, com o único intuito de validar o decreto 10.502, da nova política de educação para alunos com deficiência, que já foi inclusive, suspenso pelo Supremo Tribunal Federal.

Para Liliane Garcez, o atual governo tem praticado de várias formas o desmonte da educação e age sempre atingindo as minorias, como tentar tirar o direito à educação inclusiva e a redução no número de bolsas para pesquisa científica, entre outras medidas.

Para a professora Virginia Gonçalves, formada em políticas públicas de Educação Especial e diretora de uma escola inclusiva em São Bernardo do Campo, no ABC, o convívio entre crianças diferentes, com e sem deficiência, é benéfico não apenas para os alunos mas para os professores, pais e todas as demais pessoas que compõem o ambiente escolar. 

Já o sociólogo e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rogério Baptistini, explica que a escola é o local onde as crianças serão educadas para saber viver em sociedade. Ele explica que a educação inclusiva tem o papel de formar pessoas mais humanas e empáticas umas com as outras, pessoas que saberão respeitar a diversidade.

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde traz os detalhes sobre o curso Território e luta: o trabalho de base do movimento popular urbano, oferecido pela Fundação Perseu Abramo em parceria com a Central de Movimentos Populares (CMP).

O curso, que será virtual e gratuito, tem como objetivo fortalecer o trabalho realizado pelos militantes com um olhar para o território, afirma o coordenador nacional da CMP, Raimundo Bonfim.

Nesta quarta-feira (18), foi realizada a aula inaugural do curso, com a participação de Bonfim, do teólogo Leonardo Boff e da secretária de Movimentos Populares do Partido dos Trabalhadores, Vera Lúcia Barbosa. A inscrição ao curso pode ser feita pelo site da Fundação Perseu Abramo.

*Com informações de Larissa Bohrer e Júlia Pereira. 

Confira o jornal completo no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
 

Edição: Mauro Ramos