Rio Grande do Sul

Saúde Pública

Jornada virtual em parceria com movimentos populares debate o enfrentamento a tuberculose

Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose do RS realizará encontros todas as quintas-feiras de setembro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A população em situação de rua tem 56 vezes mais chances de ter tuberculose - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Durante todas as quintas-feiras de setembro o Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose no RS realizará uma jornada virtual intitulada "Tuberculose em Debate: perspectivas para proteção e cuidado de populações vulneráveis à tuberculose e coinfecção TB-HIV".

O objetivo da jornada é oportunizar o debate e proposições de alternativas para enfrentamento da tuberculose e da coinfecção tuberculose/HIV-Aids junto às populações mais afetadas por essas epidemias. Segundo a assistente social do Hospital Sanatório Partenon, Mestra em Política Social e Serviço Social pela UFRGS, Elsa Roso, as pessoas em situação de vulnerabilidade sofrem muito mais com as crises. “A tuberculose é profundamente determinada pela desigualdade social e alguns grupos populacionais apresentam maior risco de adoecimento, como a população em situação de rua, população privada de liberdade, indígenas e pessoas vivendo com HIV/Aids.”

Elsa alerta que a população em situação de rua, por exemplo, tem 56 vezes mais chances de ter tuberculose. “Com essa jornada, queremos chamar a atenção para o risco de adoecimento desses grupos e mostrar a necessidade de organização e resistência dessas populações. Além da questão da saúde, vamos tratar da conjuntura política e social do nosso país, com o preocupante desmonte das políticas públicas que estamos vivendo”, salienta.

O ponto forte do evento organizado pelo CEETB-RS, segundo Elsa, é a ampla articulação com vários setores da sociedade, possibilitando que as populações mais afetadas pela doença protagonizem o debate e fortaleçam sua participação no enfrentamento da epidemia da tuberculose.


Jornada virtual inicia na quinta-feira, dia 2 de setembro / Divulgação

A jornada conta com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul, Secretaria Estadual da Saúde do RS, Secretaria do Trabalho e Assistência Social do RS, Conselho Estadual de Saúde do RS, Conselho Estadual de Assistência Social do RS, Conselho Estadual de Direitos Humanos do RS, Pastoral Carcerária, Movimento Nacional da População de Rua, Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, Comitê de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas do RS, Fórum ONG Aids/RS, Associação de Travestis e Transexuais do RS, Fórum de Articulação para Tuberculose e Álcool RS, Associação dos Angolanos do RS, Quilombo Santa Luzia, Conselho Indigenista Missionário/CNBB, Secretaria Especial de Saúde Indígena.

Confira a Programação

02/09 - 13h30 às 16h30: Tuberculose e Atenção Primária à Saúde/ Tuberculose, álcool e outras drogas

09/09 - 13h30 às 16h30: Tuberculose e pessoas vivendo com HIV/Aids

16/09 - 09 às 12h: Tuberculose e população privada de liberdade

23/09 - 09h às 12h: Tuberculose e população em situação de rua

30/09 - 09h às 12h: Tuberculose e população indígena, migrantes, refugiados, quilombolas e população LGBTQI+

As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link.

Saiba mais: https://www.even3.com.br/tuberculoseemdebate


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko