Rio Grande do Sul

Capacitação

Aceleradora Lanceiros Negros lança edital voltado à agentes culturais negros e LBGTQIA+ do RS

Projeto visa capacitar e qualificar agentes culturais com foco na produção cultural afro-gaúcha

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Aceleradora Cultural quer dar notoriedade à história dos Lanceiros Negros. Edital lançado visa capacitar agentes culturais negros e LBGTQIA+ do RS - Foto: Guilherme Fernandes dos Santos

A Aceleradora Lanceiros Negros lançou um edital voltado à capacitação e qualificação de agentes do Rio Grande do Sul com foco na produção cultural afro-gaúcha. Com duração de dois meses, estão previstas diversas atividades com profissionais especialistas nos temas relacionados ao ambiente cultural, além de mentorias individuais com duração de 20 minutos cada.

Podem se inscrever agentes culturais que sejam autodeclarados negras, indígenas e LGBTQIA+ e que atuem na área da cultura do RS, maiores de 18 anos e que sejam residentes no estado. Para participar, os interessados devem comprovar atuação e interesse profissional na área da cultura.

As inscrições estão abertas até às 23h59min desta sexta-feira, dia 3 de setembro e podem ser feitas clicando neste link. Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas.

O período de facilitações e mentorias será do dia 4 de outubro a 11 de novembro de 2021. Entre os artistas e profissionais já confirmados, estão Nina Fola, Saskia, Valéria Barcellos, Silvia Abreu, Rafa Rafuagi, Jaqueline Fernandes, Carol Anchieta, Dina Prates e Tiago Souza. 

A Aceleradora Lanceiros Negros é um desdobramento do Festival Porongos, iniciativa criada em 2018 por jovens empreendedores gaúchos, com objetivo de impulsionar a cultura negra no Sul do Brasil. A Aceleradora Cultural é um projeto financiado pela Natura Musical, via Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (LIC).

Segundo Thaise Machado, diretora criativa do projeto, a arte para a população negra sempre será uma das principais ferramentas de combate ao racismo e de denunciar preconceitos.

"A partir disso, a Aceleradora Cultural nasce em forma de manifesto, tornando presente e dando notoriedade à história dos Lanceiros Negros, que lutaram na Guerra Civil Farroupilha em troca de sua liberdade. Buscamos, por meio da cultura, disponibilizar o conhecimento sobre um fato histórico pouco comentado no RS", avalia a diretora.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira