Rio Grande do Sul

FAZENDO ARTE

Vila Flores promove oficina gratuita sobre intervenções artísticas a partir de fotografias

Voltada para mulheres, oficina com foco na arte urbana está com inscrições abertas até o dia 7 de setembro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A atividade Poéticas dos Afetos: Colagem Analógica e Lambe-Lambe tem como foco a arte urbana e é voltada para mulheres - Foto: Daniel Herrera

A oficina "Poéticas dos Afetos: Colagem Analógica e Lambe-Lambe" incentiva a criação de colagens, cartazes, bordados e lambe-lambe, a partir da composição de fotografias e álbuns de família. A atividade será conduzida pela artista têxtil e designer gráfico Mitti Mendonça, que vai compartilhar conhecimentos teóricos e práticos, como analogias, fragmentação, composição visual, montagem, recursos digitais e aplicações, visando estimular o desenvolvimento de obras tendo como referência a arte urbana.

Os encontros acontecem de 14 a 25 de setembro, nas terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, e no sábado (25), das 10h às 12h, de forma presencial no Vila Flores (rua São Carlos, 759, bairro Floresta, Porto Alegre). A turma terá oito vagas, destinadas a mulheres com mais de 16 anos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando neste link até o dia 7 de setembro.

A oficina faz parte da Programação Vila Flores 2021, projeto que promove espetáculos, atividades formativas, residência artística, exposição de artes visuais e visitas guiadas ao complexo arquitetônico, abrindo espaço para diversas manifestações artísticas produzidas na cidade, democratizando o acesso à cultura através da realização gratuita da programação. O projeto é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio das instituições BRDE e Gedore, e realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo - Governo Federal.

Sobre a ministrante

Mitti Mendonça é artista têxtil, designer e ilustradora. Residente em São Leopoldo, criou em 2017 o selo Mão Negra, para fomentar criações artísticas que alinham as poéticas negras, a memória, o afeto e a ancestralidade. Em suas obras, utiliza das técnicas de bordado, crochê, tapeçaria, colagem e arte digital. Além disso, atua no circuito de exposições e como arte-educadora, também tendo trabalhos com editoras, marcas e projetos socioculturais.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira