Rio Grande do Sul

Mostra de Arte

Galeria Ecarta inaugura a mostra "Coloque-se no meu lugar" nesta quinta-feira (2)

Quatro artistas expõem suas obras na sede da Fundação, com visitação gratuita até o dia 3 de outubro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Desenhos, fotografias, pinturas e videos compõem a exposição "Coloque-se no meu lugar" - Reprodução

"Coloque-se no meu lugar" é o nome da exposição que estará disponível para visitação na Galeria Ecarta, a partir desta quinta-feira (2) até o dia 3 de outubro. A mostra é formada por diferentes tipos de trabalhos dos artistas visuais Ana Flávia Baldisserotto, Daniel Caballero, Maria Helena Bernardes e Newton Nascimento dos Santos.

A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h, com todos os protocolos de segurança. A sede da Fundação fica na Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre. Mais informações no site da Fundação Ecarta.

Segundo o curador da mostra, Diego Hasse, a produção de cada um dos artistas revela uma potência crítica que é sutil, mas está presente na construção das poéticas das suas obras.

"Operando a partir de uma espécie de conectividade, eles dividem suas experiências, estabelecendo relações emocionais de afeto e cuidado entre si e com o meio ambiente comum", descreve Diego. 

Sobre os trabalhos

Daniel Caballero mostra "Transplante da paisagem", uma série de vídeos que fazem parte do projeto "Cerrado infinito", empreendimento artístico coletivo que acontece na Praça da Nascente, na Zona Oeste de São Paulo. A proposta busca ativar e “descolonizar” aquele espaço, a partir do resgate e valorização de um bioma quase extinto: o cerrado paulistano.

A artista Maria Helena Bernardes apresenta "Testemunho", trabalho inédito a partir das provocações da proposta da curadoria. Ela mostra em palavras e fotografias os sentimentos que surgiram a partir do encontro entre o corpo e a paisagem em seu sítio, no Morro da Borússia, em Osório (RS).

Já os artistas Ana Flávia Baldisserotto e Newton Nascimento dos Santos apresentam desdobramentos dos projetos "Carroça de História Ambulantes" e "Ateliê de Observação Orgânica", através de variados dispositivos, como desenhos, mapas, áudios e fotografias.

"Diários de viagem"

Além dos trabalhos pré-selecionados, um dos espaços da Galeria Ecarta trará uma abordagem coletiva dos artistas. Essas produções aparecem como um “diário de viagem” e surgem de duas expedições conjuntas realizadas por eles: "Expedição aos pontos culminates nº1" e "Coloque-me em seu lugar".

Esses deslocamentos foram realizados nos dias 28 e 30 de agosto, por pontos de Porto Alegre. “Não foram trabalhos previamente pensados e prontos. Aconteceram no encontro entre os artistas e os espaços percorridos”, conta o responsável pela exposição.   

O roteiro da Expedição aos pontos culminates nº1 foi sugerido por Newton Nascimento dos Santos, que trabalha de forma itinerante, percorrendo o espaço urbano, bem como as bordas da cidade, onde coleta e vende hortaliças orgânicas. 

“É uma mostra totalmente coletiva. Ela se dá no encontro, no deslocamento, no agenciamento dos artistas com diferentes espaços, territórios, biomas, plantas”, completa Hasse.

Arte também na rua

Com a proposta de levar a mostra para fora da Galeria, parte dos trabalhos da exposição estarão espalhados pela cidade por meio de cartazes e adesivos, os quais reproduzem cinco trabalhos de cada artista. Os impressos também estarão expostos na galeria e disponíveis para o público.

“Após tanto tempo de isolamento devido às medidas de segurança impostas pela pandemia, também existe a vontade de expandir e extrapolar as paredes da galeria, levando essa produção e suas dimensões críticas e coletivas às ruas”, propõe o curador. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira