Rio de Janeiro

PANDEMIA

Variante Delta já é responsável por 90% dos casos no Rio de Janeiro

De acordo com o estudo, o maior número de casos foram em homens de 25 a 29 anos e mulheres de 20 a 24 anos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A mutação delta já mostrou ter uma capacidade de transmissão muito maior do que as variantes anteriores. Ou seja, replica mais, transmite mais, se propaga mais - Fusion Medical Animation/Unsplash

A variante Delta segue predominante no estado do Rio de Janeiro. Dos 377 genomas analisados no último sequenciamento feito pela Rede Corona-Ômica do estado, entre os dias 4 e 16 de agosto, 89,14% eram da linhagem originária da Índia e apenas 10,86% da Gamma (P.1).

Das amostras analisadas neste último levantamento, a maior incidência foi na faixa etária de 25 a 29 anos em homens e de 20 a 24 anos em mulheres. Entre homens e mulheres, a maioria das linhagens identificadas foram em pessoas de 10 a 49 anos.

Leia mais: Fiocruz: Rio tem 96% dos leitos de UTI para covid-19 ocupados

De acordo com reportagem da CNN Brasil, a nota técnica que acompanha o estudo, publicada pela rede de pesquisa, pede mais esforços para combater a linhagem originária da Índia, considerada a mais transmissível do novo coronavírus.

“A alta transmissibilidade associada à variante Delta alerta para um possível aumento dos casos de covid-19 no estado, bem como a necessidade de adoção de medidas de acompanhamento e prevenção da dispersão desta variante”, diz um trecho do documento.

Na publicação, os especialistas destacam ainda que “o surgimento de novas mutações e variantes só pode ser evitado a partir da diminuição da circulação do vírus na população, refletida na redução do número de casos”, aponta a reportagem.

Segundo dados do painel da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Rio de Janeiro tem 1.125.567 casos confirmados e 62.248 mortes em decorrência da covid-19.

Edição: Jaqueline Deister