Rio Grande do Sul

Meio Ambiente

No Dia da Amazônia, projeto "Debate de Ideias" recebe artista indígena e artista plástica

Projeto da Aliança Francesa de Porto Alegre reúne Daiara Tukano e Zoravia Bettiol em transmissão mediada por Katia Suman

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A artista indígena Daiara Tukano é uma das convidadas do Debate de Ideias "Arte pela Amazônia" - Foto: Thierry Porchet

Promovida pela Aliança Francesa de Porto Alegre, a terceira edição do projeto "Debate de Ideias - Arte pela Amazônia" será realizada no Dia da Amazônia (5 de setembro), às 19h30min. O debate terá mediação da jornalista Katia Suman e convida a artista indígena Daiara Tukano e a artista plástica Zoravia Bettiol.

A transmissão do evento acontece pela TVE RS e também pelo canal da Aliança Francesa no YouTube.

Segundo a Aliança Francesa, o projeto buscou mobilizar personalidades que atuam como ativistas da natureza por meio suas obras. Afirma também que os depoimentos servirão para sensibilizar o debate em relação ao futuro da maior floresta tropical do mundo e de planeta. 

Sobre as convidadas

Daiara Tukano pertence ao clã Uremiri Hãusiro Parameri do povo Yepá Mahsã, mais conhecido como Tukano. Nasceu em São Paulo em 1982, é artista, comunicadora independente, ativista dos direitos indígenas e pesquisadora em Direitos Humanos.

Seu trabalho artístico se fundamenta nos estudos que realiza junto à sua família sobre cosmovisão, na espiritualidade e na história de luta de seu povo.

Participou de "Véxoa: nós sabemos", exposição de arte indígena em cartaz na Pinacoteca do Estado de São Paulo entre 2020 e 2021. É artista convidada da 34ª edição da Bienal de São Paulo.

Zoravia Bettiol é artista plástica, designer e arte-educadora porto-alegrense. Participou de 152 exposições individuais e mais de 350 coletivas, em Bienais, Trienais e exposições importantes internacionais (1955 a 2021) na América do Sul, Europa, EUA e Japão.

A mais significativa foi a retrospectiva Zoravia Bettiol - O Lírico e o Onírico no MARGS, em 2016. Suas obras estão em acervos dos principais museus e centros culturais do mundo como o Metropolitan Museum, de Nova Iorque; o Kunstindustriemuseet, de Oslo, Gabinet des Estampes Bibliothéque Nationale de Paris, na capital francesa, e o Museum of Modern Art, de Kyoto. Foi homenageada em 2015 com a criação do Instituto Zoravia Bettiol que preservará sua arte além de difundir cultura e artes visuais.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira