7 de setembro

PM fecha vias da Esplanada, mas acesso a anexos do STF segue aberto às vésperas do ato

SSP-DF afirma que via que garante acesso ao Anexo 1 do Supremo Tribunal Federal servirá como alternativa para motoristas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Carro com bandeira do Brasil passa em frente a anexo do Supremo na tarde desta segunda-feira (6) - Paulo Motoryn/Brasil de Fato

A Polícia Militar do Distrito Federal bloqueou o acesso de automóveis nas vias da Esplanada dos Ministérios que dão acesso à Praça dos Três Poderes.

O local receberá ato marcado para o Dia da Independência, nesta terça-feira (7), com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A interdição, prevista para a madrugada de terça, foi antecipada para o início da noite desse domingo (5). 

A estratégia das forças policiais é concentrar os manifestantes pró-governo entre o gramado em frente ao Congresso Nacional e a Rodoviária Central do Plano Piloto.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o acesso à Praça dos Três Poderes, onde também se localizam o STF e o Palácio do Planalto estará proibido.

Na tarde desta segunda-feira (6), a menos de 24 horas para o início da manifestação bolsonarista que tem o Supremo como principal alvo, a Via S2, onde está a entrada do Anexo 1 da Corte está com acesso livre.

O local garante acesso ao edifício-sede e ao plenário. Em poucos minutos nas imediações, a reportagem presenciou uma série de carros com adereços e bandeiras do Brasil transitando em frente ao local.

:: CPAC Brasil: evento tem dancinhas, ameaças ao STF e beijo em Michelle em "esquenta" para dia 7 ::

Em nota, a SSP-DF afirmou que não há planejamento para o bloqueio total da via, que servirá como alternativa aos motoristas que não poderão usar a Esplanada dos Ministérios. No horário da manifestação, de acordo com o órgão, policiais estarão na Via S2 para "controle e maior fluidez no trânsito".

Desde a noite de sexta-feira (3), militantes bolsonaristas desfilam por Brasília com bandeiras e camisetas do Brasil. A região central da capital está com 90% dos hotéis e pousadas lotados devido às manifestações previstas para o feriado de 7 de Setembro.

Segundo dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), a ocupação considerada de fluxo normal na capital federal é de 40%.

:: Quem é o líder de grupo integralista que está convocando atos para o 7 de setembro no DF ::

Em regiões administrativas como Taguatinga, Guará e Águas Claras, a ocupação dos hotéis chegou a 75%, quase todos com apenas uma diária para o Dia da Independência. As reservas atingiram uma ocupação inédita, segundo o Sindhobar.

Segundo a SSP-DF, "haverá reforço do policiamento em toda região central de Brasília. A Polícia Militar realizará linhas de revistas pessoais e bloqueios nas principais vias da Esplanada dos Ministérios e proximidades da Torre de TV".


Agentes fizeram bloqueio de automóveis nas duas vias da Esplanada dos Ministérios / Paulo Motoryn/Brasil de Fato

“A intenção é que todos que acessarem a Esplanada dos Ministérios e proximidades da Torre de TV passem pelas linhas de revista. Este é um procedimento muito importante para a segurança do público e a Polícia Militar estará atenta a isso”, afirma o chefe do Departamento Operacional da PM-DF, o coronel Jorge Eduardo Naime.

Já os manifestantes contrários ao governo irão se concentrar no estacionamento da Torre de TV, a partir das 8h, ao lado da Praça das Fontes. De lá, seguirão em caminhada, a partir das 10h, até o Memorial dos Povos Indígenas. A Polícia Militar também acompanhará todo o trajeto.

Governo de São Paulo faz Megaoperação

Depois de participar da manifestação em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro vai ao ato marcado para a Avenida Paulista, na tarde de domingo (7). O governo de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), preparou uma megaoperação para garantir a segurança dos manifestantes.

A partir das 11h, os integrantes da manifestação a favor de Bolsonaro se concentrarão na avenida Paulista, região central da capital. A oposição ao presidente se reunirá no Vale do Anhagabaú, também no centro, às 14h.

Um acordo, entre a SSP e os movimentos que organizaram os atos, determina que as manifestações serão estáticas, não haverá passeata. A distância entre uma aglomeração e outra é de 4 quilômetros. 

O efetivo nas ruas será de 3,6 mil policiais militares. De acordo com a SSP-SP, o objetivo será evitar que os manifestantes entrem em conflito nas ruas do município, mas também proteger o patrimônio de São Paulo, como os prédios públicos. A avenida Paulista e o Vale do Anhangabaú estarão fechados a partir de 8h e as regiões serão patrulhadas.

160 cidades terão atos contra Bolsonaro

As manifestações contra o governo do presidente da República Jair Bolsonaro vão ocupar as ruas de mais de 160 cidades do Brasil e do exterior nesta terça-feira (7), feriado do Dia da Independência.

Organizados pela Campanha Nacional Fora Bolsonaro, que reúne as frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, ao lado de partidos políticos, centrais sindicais e movimentos populares, os atos dão sequência às jornadas de mobilizações, iniciadas em maio. Na cidade de São Paulo a mobilização se somará ao histórico Grito dos Excluídos, que chega à sua 27ª edição consecutiva com o lema “Vida em Primeiro Lugar”. 

Edição: Leandro Melito