Rio Grande do Sul

Reconhecimento

Luiz Artur Ferrareto ganha Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2021

Premiação distingue o conjunto da obra do jornalista e pesquisador e evidencia o reconhecimento nacional e internacional

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Luiz Artur Ferraretto é reconhecido especialmente pela dedicação ao estudo e pesquisa do meio rádio - Foto: Arquivo pessoal

O jornalista e professor Luiz Artur Ferraretto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi anunciado como vencedor do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2021, na modalidade Maturidade Acadêmica, outorgado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A distinção será entregue no dia 9 de outubro, durante simpósio voltado à Pesquisa Avançada em Comunicação, agendado para ocorrer durante o Congresso da Intercom.

"É o momento mais importante da minha carreira como professor e pesquisador, no entanto, é algo que pertence a dezenas de pessoas: meus pais, meu irmão, minha companheira de sempre, muitos dos meus professores, profissionais de rádio que estimo e respeito, a Intercom, meus colegas do Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS e do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom”, expressou Ferraretto em suas redes sociais após receber a comunicação informando sobre o prêmio. Referiu ainda a sensação de superação, fé no jornalismo, no rádio e na ciência.

O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação objetiva reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico e profissional realizado nas universidades, nos centros/institutos de pesquisa ou no mercado profissional, valorizando a atuação individual, grupal ou coletiva. Sua finalidade é identificar anualmente pessoas, equipes ou instituições que realizaram ou realizam contribuições relevantes para o campo das Ciências da Comunicação no Brasil, de modo a construir/consolidar a identidade da comunidade acadêmico-profissional.

"Muito obrigado a todas e a todos que me ajudaram a construir este momento!" agradece Ferrareto, citando em especial as e os "colegas do Grupo de Trabalho Rádio e Mídia Sonora que propuseram e votaram meu nome e a quem, dentro da Intercom, referendou essa premiação”.

Além da categoria Maturidade Acadêmica, onde Ferraretto é o vencedor em 2021, também são contemplados Liderança Emergente, Grupo Inovador e Instituição Paradigmática. Os premiados são selecionados por um júri indicado pela Intercom, a partir de indicações da comunidade acadêmica realizadas por meio de chamada pública no primeiro semestre do ano.

Homenageado

Luiz Artur Ferraretto é graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo Gráfico e Audiovisual pela UFRGS, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNISINOS, mestre e doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS. Atua como professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, nas áreas de Rádio, Convergência, Jornalismo, Reportagem, História da comunicação e Assessoria de imprensa.

Publicações

Com a jornalista Elisa Kopplin, escreveu "Técnica de redação radiofônica" e "Assessoria de imprensa - Teoria e prática". Em parceria com Fernando Morgado, produziu o e-book "Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise", publicado em português, espanhol e inglês. São de sua autoria: "Rádio - O veículo, a história e a técnica", "Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40): dos pioneiros às emissoras comerciais", "Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20" e "Rádio - Teoria e prática".


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira