Rio Grande do Sul

LIVE

Debate virtual discute o machismo no esporte nesta segunda-feira

Evento faz parte do Ciclo de Debates do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da UFRGS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Evento desta segunda-feira (13), discute o machismo no futebol
Evento desta segunda-feira (13), discute o machismo no futebol - Fotos: Fabiana Reinholz

O esporte carrega em seu sentido a união, uma forma de agregar pessoas e diferentes culturas. Inserido neste contexto, o futebol não está livre de ser um ambiente que traz preconceitos estruturais, sendo o machismo um deles, que prevaleceu por muitos anos fazendo com que as mulheres acreditassem que não podiam viver sua participação no esporte com a mesma intensidade que os homens. Com o objetivo de debater o machismo, acontece o quinto encontro do Ciclo de Debates “Esporte e Opressões”, nesta segunda-feira (13), às 19h.  

A tentativa de exclusão, o apagamento histórico e as barreiras enfrentadas por elas ao longo dos últimos anos estão alicerçadas nessa visão machista. Atualmente, ainda podemos dizer que o futebol é uma das modalidades que mais resistiu, e ainda resiste, ao ingresso de mulheres como jogadoras, torcedoras, profissionais no comando técnico, gestoras e demais cargos e posições que envolvam visibilidade, decisão, liderança e poder.

Para debater essas e outras questões, o evento terá como participantes a mestra em História e pesquisadora sobre a iniciação das brasileiras no futebol no início do século XX, Aira Bonfim, a historiadora e vice-presidente da Força Feminina Colorada, Janaina Pinto, a estudante de Administração Pública e Social (UFRGS), torcedora antifascista do Grêmio e integrante do coletivo Elis Vive, Victória Maciel Farias, e Gustavo Bandeira, doutor em Educação (UFRGS) e autor do livro 'Uma história do torcer no presente: elitização, racismo e heterossexismo no currículo de masculinidades dos torcedores de futebol'. 

A live será transmitida, ao vivo, no YouTube do DEDS-UFRGS, por esse link.


Debate acontece às 19h / Divulgação

O Ciclo de Debates “Esporte e Opressões” é uma parceria do Nuances – Grupo pela Livre Expressão Sexual, do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da UFRGS (DEDS) e do Museu da UFRGS, com o apoio de torcedores e torcedoras que lutam pelo respeito e pelo acolhimento da diversidade no meio esportivo, principalmente, no futebol.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko