Rio Grande do Sul

Semana Farroupilha

Novas Anitas: servidores da Justiça debatem o papel das mulheres na sociedade gaúcha

Programação da Semana Farroupilha da ASJ inicia hoje e terá live sobre empoderamento feminino no dia 16 de setembro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Programação começa nesta segunda-feira (13) com quiz Anita Garibaldi no Instagram e Facebook da Associação - Divulgação

O paralelo entre os enfrentamentos vividos pelas mulheres ao longo dos tempos é o foco do Projeto Cultural Novas Anitas, apresentado pelo DTG Morro da Tapera em mais uma edição virtual dos Festejos Farroupilhas. Há uma semana da celebração do 20 de setembro, a Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ) promove uma semana de debates sobre o papel das mulheres, em especial Anita Garibaldi, na Revolução Farroupilha. A programação começa no dia 13 e vai até 17 de setembro pelos canais de YouTube, Facebook e Instagram da entidade.

O destaque da programação será a live “Novas Anitas”, que irá reunir no dia 16 de setembro a vice-presidente nacional do PDT e presidente da Ação da Mulher Trabalhista, Miguelina Vecchio, a presidente do CPERS, Helenir Schurer, e a voluntária e alfabetizadora de mulheres adultas Denise Mendes, para um bate-papo sobre empoderamento feminino e a atuação da mulher na sociedade gaúcha.

“Nosso objetivo com esse projeto é mostrar que a luta está apenas começando e que não são apenas as grandes mártires que escrevem essa história. Estamos aqui para dizer que a história do empoderamento feminino se escreve todo dia. E é feita por mulheres como nós”, afirma a 2ª secretária da ASJ e mediadora do debate, Marisa Comin.

O DTG traz também uma programação infanto-juvenil voltada aos estudantes do sistema público de ensino. No dia 14 de setembro, será promovida uma live teatral para o público jovem sobre a relação entre Anita e Giuseppe Garibaldi, unindo humor, história e reflexão. A construção do projeto é baseada na cartilha educacional desenvolvida pela ASJ, que resume a vida e a trajetória da homenageada.

“Nosso projeto cultural é tradicional na Semana Farroupilha e sempre busca trazer um recorte pertinente ao tema proposto pelo MTG, e neste ano não seria diferente. É uma oportunidade de desnudar as mazelas de nossa própria sociedade e valorizar o feminino”, destaca o vice-presidente da ASJ e coordenador do projeto, Luis Fernando Alves da Silva.

A Semana Farroupilha da ASJ ainda conta com concurso cultural voltado para crianças e adolescentes que terá como grande prêmio um notebook. Vence quem acertar mais questões de um quiz on-line sobre Anita Garibaldi. O questionário ficará aberto até o dia 20 de setembro e os resultados serão divulgados pela entidade nos canais de comunicação até o dia 22  de setembro. Em eventual empate, o prêmio será sorteado entre os vencedores.

Em celebração ao projeto, foi lançada a cartilha “Novas Anitas”. Baixe aqui o material na íntegra.

Acompanhe a programação completa:

13/9 – Quiz Anita Garibaldi no Instagram e Facebook da ASJ

14/9, às 15h – Live teatral “Anita uma mulher à frente do seu tempo” no YouTube da ASJ

15/9 – Dicas na dramaturgia e na literatura sobre Anita Garibaldi no Instagram e Facebook da ASJ

16/9, às 19h – Live “As Novas Anitas” no YouTube da ASJ

17/9  –  Vídeo institucional DTG Morro da Tapera

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ)


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira