Rio Grande do Sul

Música

Pâmela Amaro e convidadas falam de samba e consciência negra em live nesta segunda (13)

Em sua live mensal, ‘No Avesso do Samba’, a sambista gaúcha recebe a atriz Vera Lopes e a professora Naiara Silveira

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Atriz, cantora, musicista e arte-educadora Pâmela Amaro conversa com mulheres no processo criativo de seu novo álbum - Foto: Luis Ferreirah

Nesta segunda-feira (13), às 20h, Pâmela Amaro recebe duas convidadas em sua live mensal "No Avesso do Samba", no seu Instagram. Com o tema “Samba e Consciência Negra”, a cantora e compositora conversa com a atriz Vera Lopes e a professora Naiara Silveira, duas mulheres que preservam e projetam com carinho a obra literária do poeta gaúcho Oliveira Silveira, um dos idealizadores do 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra.

AcompanheInstagram / Facebook / Youtube

No Avesso do Samba são lives de bate-papo em que a sambista Pâmela Amaro convida mulheres que são lideranças e referências dentro do universo da música, em diversas áreas como nas culturas populares, na produção musical, na pesquisa e na criação artística.

Estes encontros ao vivo têm por objetivo enriquecer o processo criativo do disco “Samba às Avessas”, primeiro álbum autoral da cantora e compositora, que tem patrocínio da Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo (LIC). O projeto está em fase de gravação e tem previsão de lançamento em 2022.

Sobre o Ano do Cinquentenário do 20 de Novembro

No Rio Grande do Sul, 2021 foi oficializado como o Ano do Cinquentenário do 20 de Novembro, em que se celebra os 50 anos do primeiro ato evocativo à data negra realizada pelo Grupo Palmares, em Porto Alegre, em 1971. Naiara é filha do poeta e Vera, grande amiga e admiradora. Neste sentido, ambas falarão sobre suas trajetórias, sobre a conexão com o poeta, a poesia e o samba.

Sobre o álbum

A ideia de um samba às avessas trazida no contexto do novo disco consiste em (re)conhecer o samba a partir das narrativas trazidas pelo olhar das mulheres. O avesso é olhar pelo lado da matriarcalidade, significa ver pelo lado de dentro, ir a fundo à busca de mostrar o ponto que não se vê. Sendo assim, a cada dia 13, Pâmela Amaro convida o público a conhecer trajetórias de mulheres que merecem ser cada vez mais valorizadas e reverenciadas pelos papeis que desenvolvem nas suas comunidades.

O dia 13 é marcado pelo Dia da Sambista, aniversário de Dona Yvone Lara e, também, da sambista gaúcha, Zilah Machado; dia de falar de samba com mulheres. Em sua primeira edição, Pâmela convidou a cantora e compositora Nilze Carvalho e a produtora cultural e jornalista Silvia Abreu; na segunda livre recebeu as jongueiras, Mestra Marcia Cunha e sua filha Luciana Carvalho. Em junho, conversou com as cantoras Glau Barros e Marietti Fialho e, na última edição, em agosto, recebeu Sherol dos Santos e Fernanda Oliveira, do Coletivo Atinukés.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira