Rio Grande do Sul

Poesia

Projeto "Preta Poesia Feminina" realiza apresentações virtuais, valorizando as mulheres negras

A atriz Silvia Duarte como protagonista presta homenagem a cinco poetisas negras gaúchas. Estreia será neste sábado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Peça será transmitida em Porto Alegre e em mais três cidades gaúchas. Transmissão ocorre através do Youtube e Facebook - Fotos: Matheus Picciani

Quatro apresentações no RS marcam a estreia do projeto Preta Poesia Feminina, que traz a atriz Silvia Duarte como protagonista de uma homenagem a cinco poetisas negras gaúchas: Ana dos Santos, Delma Gonçalves, Isabete Fagundes Almeida, Fátima Farias e Lilian Rocha.

A estreia em Porto Alegre será neste sábado (18), às 20h, com transmissão pelas plataformas YouTube.

Acompanhe os canais de comunicação do projeto: Site / Instagram / Facebook.

Haverão apresentações online também em três outras cidades e em asilos públicos de idosos no mês de setembro: Pelotas (19), Caçapava do Sul (20) e Caxias do Sul (21), sempre às 20h.

Preta Poesia Feminina leva ao público poemas que dialogam com questões contemporâneas do universo das mulheres negras, ao mesmo tempo em que destacam o seu valor. A peça oferece acessibilidade em libras.

A produção executiva da montagem da obra teatral é de Tulio Quevedo. A trilha sonora de Alessandra Souza e direção cênica da diretora teatral Silvana Rodrigues.


Calendário das apresentações do projeto Preta Poesia Feminina, que estreia neste sábado (18) / Reprodução

Sobre a atriz Silvia Duarte

Ao referir-se à sua trajetória, Silvia Duarte lembra que, em sua adolescência, escrevia poemas, mas o estranhamento que seus versos causavam a inibiu de prosseguir escrevendo.

"Com o passar dos anos, em minhas leituras, percebi que não havia escritoras e poetisas negras. Em busca de saber se elas existiam e na tentativa de me identificar conheci Elisa Lucinda. Foi uma paixão. Mergulhei nos poemas dela", conta.

Seguindo sua busca, leu Conceição Evaristo e fez do poema “Eu-Mulher”, da escritora mineira, o primeiro a ser apresentado publicamente. Foi assim que decidiu interpretar, como atriz, essas poesias.

Silvia Duarte destaca, ainda, outro momento importante em sua busca pelo que viria a se tornar o Preta Poesia Feminina.

"Por indicação de minha irmã, passei a frequentar o Sarau Sopapo Poético, evento de difusão da poesia realizado pela Associação Negra de Cultura. Deparei-me com um grupo de homens e mulheres lendo poesias, todos negros, pois ali só se declamava textos do nosso povo negro. Foi nestes saraus que conheci Lilian Rocha, Isabete Fagundes, Ana dos Santos, Delma Gonçalves e Fatima Farias", recorda.

Foi assim que a protagonista de Preta Poesia Feminista decidiu se aprofundar na obra das cinco autoras gaúchas. Com a pandemia e a luta dos trabalhadores da cultura por recursos emergenciais, uma das primeiras oportunidades foi o FAC Digital, que lhe possibilitou recursos para realizar uma live com poetisas negras, que chamou de Preta Poesia Feminina, embrião do atual projeto.

"Com a abertura do Edital da Marcopolo, eu e o produtor executivo, Túlio Quevedo, decidimos transformar essa live em um espetáculo. Em setembro, serão cinco artistas gaúchas que estarão no palco por meio de suas poesias, com meu corpo, minha voz, como uma forma de homenagem e gratidão por suas existências, suas histórias e suas lutas", conclui.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko