Rio Grande do Sul

Representatividade

Vereadora Laura Sito é primeira negra a presidir sessão da Câmara Municipal de Porto Alegre

Parlamentar petista comandou a sessão desta quarta-feira (15) em substituição ao presidente Márcio Bins Ely (PDT)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ao assumir comando da sessão, Laura tornou-se a primeira mulher negra a presidir a Câmara - Lucas Leffa/Divulgação

A vereadora Laura Sito (PT) torno-se a primeira mulher negra a assumir a Câmara de Vereadores da capital gaúcha nesta quarta-feira (15). Terceira secretária da Mesa Diretora da Casa, ela comandou a sessão em substituição ao presidente Márcio Bins Ely (PDT).

“Uma mulher negra sentada na cadeira da presidência da Casa é ver a comunidade negra de nossa cidade ali representada. Alegria partilhar isso com a primeira bancada negra da Câmara”, escreveu a parlamentar em sua rede social. 

Laura Sito é integrante da primeira bancada negra da história da Câmara Vereadora da Capital, juntamente com as vereadoras Karen Santos (PSOL), Bruna Rodrigues (PCdoB), Daiana Santos (PCdoB) e Matheus Gomes (PSOL). Essa é a legislatura com o maior número de parlamentares negros e de mulheres negras em Porto Alegre. 

Antes das atuais parlamentares, apenas uma mulher negra havia ocupado uma cadeira na Câmara como titular. Foi Teresa Franco, mulher periférica, conhecida como Nega Diaba, entre 1997 e 2000, pelo PTB.

Na legislatura passada, Karen Santos (PSOL), que havia sido eleita a primeira suplente do seu partido, assumiu também um mandato após a saída de Fernanda Melchionna para o cargo de deputada federal.

Além das felicitações dos colegas que formam o bloco de oposição, a vereadora foi saudada pelos vereadores Cláudio Janta (Solidariedade) e pela ex-presidente da Casa, Mônica Leal (PP), que afirmou ser sempre muito bom ver uma mulher no comando da sessão.

“É uma honra estar hoje, nessa Tribuna, sendo presidido pela primeira negra a estar dirigindo uma sessão na Câmara”, parabenizou Janta. 

*Com informações do Sul 21 e Correio do Povo


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo
de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira