VANTAGEM PETISTA

DataFolha: Lula mantém distância de 25 pontos percentuais para Bolsonaro no segundo turno

Se as eleições presidenciais de 2022 ocorressem hoje, o petista seria eleito para chefiar o Executivo federal

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Ex-presidente Lula segue com larga vantagem em relação ao atual presidente Jair Bolsonaro - Divulgação

A pesquisa DataFolha divulgada nesta sexta-feira (17) mostra que o ex-presidente Lula (PT) mantém uma vantagem confortável sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em uma eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2022.

Caso o pleito ocorresse hoje, Lula bateria Bolsonaro por 56% a 31%. Os números apontam leve diminuição da distância entre os dois candidatos, que era de 27 pontos percentuais em junho, quando o petista vencia o atual chefe do Executivo por 58% a 31%.

O levantamento foi feito pelo DataFolha nos dia 13 a 15 de setembro. Foram ouvidos 3.667 eleitores de forma presencial em 190 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Nas quatro simulações de primeiro turno feita pelo instituo de pesquisa, Lula fica na liderança. A pesquisa testou cenários com Eduardo Leite (PSDB) no lugar de João Doria (PSDB) e considerou nomes de menos expressão, como Alessandro Vieira (Cidadania), Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (DEM) e Aldo Rebelo (sem partido).

Em todos os cenários testados, o petista fica entre 42% e 44% dos votos, próximo de uma possível vitória no primeiro turno. A marcha de aumento da distância sobre os outros candidatos, contudo, estancou em relação ao levantamento anterior.

::: Leia o levantamento na íntegra :::

Rejeição ao candidato e reprovação ao mandato

A rejeição a Jair Bolsonaro na eleição do ano que vem segue alta: não votariam de forma alguma no presidente 59% dos eleitores, o maior índice entre todos os nomes colocados na corrida eleitoral de 2022 até aqui.


Infográfico mostra rejeição a pré-candidatos para o pleito de 2022 / Reprodução/DataFolha

O presidente Jair Bolsonaro segue com sua reprovação em tendência de alta. Ela chegou a 53%, pior índice de seu mandato. Houve oscilação positiva dentro da margem de erro em relação ao recorde apontado em levantamento feito em julho, de 51% de reprovação.

O presidente é avaliado como bom ou ótimo por 22%, oscilação negativa dos 24% da pesquisa anterior, que já indicava o pior índice de seu mandato. O consideram regular 24%, mesmo índice de julho.


Infográfico mostra rejeição ao mandato de Bolsonaro / Reprodução/DataFolha

Poderdata: apoio a impeachment segue estável

Pesquisa PoderData realizada também de 13 a 15 de setembro mostra que o apoio ao impeachment de Bolsonaro segue no mesmo patamar depois das manifestações a seu favor em 7 de Setembro. Mais da metade dos brasileiros (56%) se dizem favoráveis à saída do presidente do cargo.

:: Atos em 2 de outubro e 15 de novembro unem nove partidos por impeachment de Bolsonaro ::

O percentual de apoio está acima de 50% desde o fim de maio. A proporção oscilou na margem de erro de 2 pontos percentuais em relação a pesquisa feita há 1 mês, quando o maior apoio ao impedimento de Bolsonaro foi registrado.

Foram 2.500 entrevistas em 441 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Edição: Vivian Virissimo