Rio Grande do Sul

Audiovisual

Documentário retrata a saboaria popular coordenada por mulheres

"Las Margaritas, semeando" terá seu lançamento nesta sexta (17) na escola Tancredo Neves, em Caxias do Sul

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Documentário terá apresentação em Porto Alegre, no dia 9 de outubro, no Armazém do Campo - Divulgação

O documentário “Las Margaritas, semeando” será lançado em Caxias do Sul (RS), nesta sexta-feira (17), com início previsto para às 19h, na Escola Municipal Ensino Fundamental Presidente Tancredo de Almeida Neves. O enredo desenvolve-se a partir do entrelace das histórias pessoais das mulheres trabalhadoras do espaço Saboaria Popular Las Margaritas, as memórias familiares, o resgate de tradições e costumes locais e de um saber popular de valor imaterial e de impacto social.

A ideia do documentário surge como uma proposta de sistematização de experiência, explicado no livro "Las Margaritas em floração", lançado em junho pelo coletivo. A Saboaria Popular Las Margaritas, localizada na zona norte de Caxias do Sul, se constitui a partir do trabalho artesanal e cooperado voltado à produção de produtos naturais,  ecológicos e medicinais. Mulheres que mesmo com todas as dificuldades agravadas pela pandemia, conseguiram se organizar e transformar seu trabalho em produtos que geram renda para suas famílias.

"Entendemos que seria importante construir uma memória do nosso processo, assim como buscar meios de comunicar a experiência da saboaria. O objetivo é disseminar as práticas e inspirar outros coletivos que queiram se organizar em torno da pauta do trabalho associado",  xplica Joanne Cristina Pedro.

O documentário foi contemplado pelo edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) em parceria com a Fundação Marcopolo.

Próximas  exibições do documentário: 

21  de setembro | 19h | On-line - Observatório de  Educação da Universidade de Caxias do Sul, com apoio do Celaped (Centro de Estudos Latino-americanos em Pesquisa e Educação) e do PPGEdu (Programa de Pós-graduação em Educação).

Inscrições através deste link. Vagas limitadas.

9  de outubro | 19h | Presencial - Armazém do Campo
Armazém do Campo, Rua José do Patrocínio, 888 - Cidade Baixa, Porto Alegre. Vagas limitadas.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira