Rio Grande do Sul

Shows ao vivo

Ecarta Musical retoma shows presenciais neste sábado (18) com a pianista Dionara Fuentes

As transmissões ao vivo pelo Youtube vão continuar; confira a programação dos shows até janeiro de 2022

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Natural de Santana do Livramento, a pianista Dionara Fuentes reinaugura os shows ao vivo que também serão transmitidos pelo youtube - Foto: Nilton Santolin

As apresentações presenciais do projeto Ecarta Musical serão retomadas a partir deste sábado (18), às 18h, com a pianista Dionara Fuentes. A musicista de Santana do Livramento irá trazer ao público o show "Lista de Reprodução de Tempos e Afetos". Mais sobre a artista, ao final da matéria.

A entrada é gratuita, com o limite de entrada de 20 pessoas, por ordem de chegada. Será exigida a apresentação da carteira de vacinação com duas doses. A Fundação Ecarta fica na Avenida João Pessoa, 943, em Porto Alegre.

Neste retorno dos shows com público, o projeto terá a transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal da Fundação.

Mais sete shows estão na programação

Outros sete shows estão previstos até janeiro. Os artistas convidados são Valéria Barcellos, Nei Lisboa, Sérgio Rojas, Tássia Minuzzo, Denizelli Cardoso, Cristiana Pretto e o Grupo Unamérica.  

Segundo Elenice Zaltron, coordenadora do Ecarta Musical, foi preparada uma programação especial para recepcionar o público nesse retorno presencial com público limitado.

Durante a pandemia, o Ecarta Musical realizou 32 apresentações virtuais, veiculadas nas páginas do projeto e da Fundação Ecarta. Todos os shows estão disponíveis numa playlist no Youtube (clique aqui para acessar).

 


A pianista Dionara Fuentes reinaugura os shows ao vivo que também serão transmitidos pelo Youtube / Reprodução

Sobre Dionara Fuentes

Nesse reencontro com o público, Dionara Fuentes afirma ser um momento de acolher os sentimentos das experiências vividas na pandemia.

“O nome do show surgiu de músicas que fazem parte da minha vida, sem estarem ligadas ao ofício profissional, mas ao pulsar do meu coração”, explica. 

O show "Lista de Reprodução de Tempos e Afetos" estão "Força Atraente" e "Dionara em 6x8", de Plauto Cruz, seu parceiro musical por muitos anos. Estarão também as músicas "Não tem tradução", de Noel Rosa; "Contato Imediato", de Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte; "Cinema Paradiso", de Ennio Morricone; "Tantas Palavras", de Chico Buarque, entre outros.

Natural de Santana do Livramento, filha da professora de música, pianista, acordeonista e compositora, Marilene Fuentes, Dionara iniciou seu conhecimento brincando de reproduzir no piano músicas que ouvia. Seguiu para os estudos de magistério concomitantes ao conservatório de música. Graduou-se Bacharel em Piano em Pelotas e foi aluna do curso de Licenciatura em Música na UFRGS.

Desde os anos 1980 é profissional da música e professora das séries iniciais, e também arte-educadora, na musicalização, no ensino de teoria e percepção musical, harmonia e técnica pianística.

Em Porto Alegre desde 1993, participou de projetos e palcos como Blue Jazz e Musical Petropar, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro; Musical Évora, Sarau no Solar, no Solar dos Câmara; Instituto Goethe, Instituto Cultural Brasileiro Norte-americano, Solar Palmeiro, Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado, Salas Álvaro Moreyra e Radamés Gnatalli, Átrio do Santander Cultural, Auditório da Livraria Cultura e Café Concerto Majestic.

Apresentou-se ainda nos teatros São Pedro, Túlio Piva e Renascença, em edições da Feira do Livro de Porto Alegre e em espaços musicais da noite porto-alegrense como a Companhia de Sanduíches, Bar Opinião, Fellini Piano Bar, Bar Odeon, entre outros.

Participou de vários festivais como edições da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, FEEC de Santa Rosa, Festa do Mar de Rio Grande, Jazz às Pampas, da Capital, Noite dos Pianos, em Bagé, e no Canoas Jazz Festival. Também ministrou workshops no IFSul e Instituto Municipal de Belas Artes em Bagé; foi a pianista da jam session do Festival Internacional de Música do Pampa, edição 2014.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko