Rio Grande do Sul

POVOS ORIGINÁRIOS

Indígenas Mbya Guarani iniciam retomada de terra ancestral em Cachoeirinha (RS)

Retomada da área conhecida como “Mato do Júlio” tem as finalidades de resguardar, proteger e manter ambiente de harmonia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Retomada dos Mbya Guarani em Cachoeirinha, região Metropolitana de Porto Alegre - Foto: Divulgação/ CIMI Sul

Um grupo de Mbya Guarani ligado à família do Karai (líder espiritual) Alexandre Acosta iniciou uma retomada de território, nesta sexta-feira (17), no município de Cachoeirinha, região Metropolitana de Porto Alegre. O local é considerado por eles como espaço ancestral e espiritual.

A área retomada é conhecida como “Mato do Júlio”. Tem mais de 300 hectares de florestas e banhados, em meio ao município. Segundo os Mbya Guarani, ela precisa ser protegida diante do avanço da especulação econômica, especialmente imobiliária, já que está localizada nas margens da BR 290 e faz divisa com o centro da cidade.


Área fica no coração da cidade, da Avenida Flores da Cunha até depois da BR 290 / Divulgação

A retomada expressa mais do que uma ocupação territorial. Segundo o Alexandre Acosta, é uma ação guiada por Ñhanderu (Deus) e tem as finalidades de resguardar, proteger e manter os seres num ambiente de harmonia, diante de tanta exploração e devastação.

Para os Mbya, todos os seres são espirituais, precisam ser respeitados e cultivados numa relação integral das pessoas com o ambiente.

O Conselho Indigenista Missionário da Região Sul (CIMI Sul) expressou, em nota, seu apoio e solidariedade às famílias Mbya Guarani em suas lutas por direitos, em defesa da terra e pela garantia da vida.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira