Rio Grande do Sul

Soberania Nacional

Protestos contra privatização marcam o aniversário de 53 anos da Petrobras no RS

Ato foi organizado pelo Sindipetro-RS e aconteceu em frente ao portão da Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), em Canoas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Neste 16 de setembro, a Refap e o Terminal Almirante Soares Dutra completam 53 anos sob forte ameaça de privatização - Reprodução: Sindipetro RS

Foi realizado, na manhã desta quinta-feira (16), um ato em defesa da Petrobras e Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (RS). A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul (Sindipetro-RS), na ocasião do aniversário de 53 anos da presença da estatal petroleira no RS, através da própria Refap e do Terminal Almirante Soares Dutra (TEDUT), de Osório (RS).

O lema da manifestação foi "Sem aniversariante não tem o que comemorar", em referência à ameaça de privatização da Petrobras e consecutivamente das suas refinarias e terminais portuários. Os trabalhadores presentes encheram e estouraram balões pretos, com palavras que representavam o que o RS vai perder com a saída da Refap: emprego, arrecadação, progresso, possibilidade de preço justo, alegria e esperança.


Balões foram estourados para simbolizar o que está em jogo com a ameaça de privatização da Petrobras / Reprodução / Sindipetro RS

Também foram inflados balões com os dizeres "Petrobras Fica no RS", que foram colocados em hastes e levados para dentro da refinaria. "Não vamos permitir que os nossos empregos e tudo de bom que a Petrobras traz para o estado vá embora. Entrem com esse balões e coloquem nas mesas de vocês, deixando este recado para a gestão", disse a dirigente do Sindipetro-RS, Miriam Cabreira.

A manifestação contou com a participação do coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, do presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, do ex-presidente da Petrobras Biocombustíveis e ex-ministro da presidenta Dilma Rousseff, Miguel Rossetto, do vereador de Esteio, Leo Dahmer (PT) e de representantes dos entidades sindicais e movimentos sociais.

Privatizações irá trazer prejuízos ao estado

Segundo lembra o Sindipetro, a Refap foi idealizada pelo então governador Leonel Brizola (1959-1963) Foi construída para trazer progresso, desenvolvimento, segurança energética e colocar o RS no mapa do petróleo, que tinha uma política centrada no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

A presença da Petrobras no Sul mudou este cenário e consolidou a empresa como uma indústria do petróleo no Brasil. A perda da Refinaria deve gerar uma perda anual de R$ 1 bilhão para o RS, destaca a entidade.

Somente no município de Canoas, a perda seria R$ 250 milhões, todos os anos. Este valor representa 10% da arrecadação de impostos do município. Além da redução na arrecadação dos repasses de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para o estado, o preço do combustível e gás de cozinha vão aumentar para o consumidor.

No decorrer da semana, serão veiculadas peças da campanha "Se não tiver aniversariante, não tem o que comemorar", nas redes sociais do Sindipetro-RS, denunciando as consequências da saída da Petrobras e o vazio que deixará no RS.

* Com informações da CUT RS.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira