Pernambuco

SAÚDE

Escolas do Recife poderão abrigar postos de vacinação contra a covid-19 para crianças

Medida proposta pela vereadora Liana Cirne (PT) foi aprovada pelos vereadores; objetivo é descentralizar vacinação

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Proposta pretende facilitar o acesso à vacina para pessoas com dificuldade no agendamento virtual, especialmente as crianças e adolescentes em idade escolar
Proposta pretende facilitar o acesso à vacina para pessoas com dificuldade no agendamento virtual, especialmente as crianças e adolescentes em idade escolar - Norberto Duarte / AFP

Um pedido feito pela vereadora Liana Cirne (PT) e discutido na Câmara do Recife pode ajudar a descentralizar o acesso à vacinação e fomentar a imunização de pessoas em idade escolar. O requerimento nº 9303/2021, que foi aprovado pelos vereadores, solicita que sejam instalados postos de vacinação contra a covid-19 nas instituições de ensino das redes pública e particular no município.

Hoje, o plano de imunização da capital é operacionalizado pelo aplicativo Conecta Recife. Porém, a vereadora afirma que agora é preciso chegar mais perto de quem não tem acesso às ferramentas digitais de agendamento. “Sabemos da dificuldade daqueles que são excluídos digitais e que têm limite de acesso à internet para entrar no Conecta Recife e fazer o cadastramento e o agendamento da vacinação. O Conecta Recife funciona muito bem, mas deixa de fora os excluídos digitais. É o caso de muitas crianças e adolescentes da rede municipal de ensino”.

A parlamentar acrescentou que reforçar a campanha de imunização para esse público se tornou ainda mais importante depois que fake news sobre a segurança da vacina para jovens foram propagadas por autoridades do Governo Federal. “Esse requerimento fizemos antes mesmo das infelizes manifestações do ministro da Saúde, [Marcelo] Queiroga, desestimulando a vacinação entre adolescentes. Foram manifestações negacionistas perigosas e que geraram nas mães e nos próprios adolescentes um terror injustificado em relação à vacinação. Mais uma vez, o Governo Federal promove uma campanha contrária à imunização. E isso é muito grave”.

Cirne lembrou que a vacinação é uma estratégia que precisa de ampla adesão social para funcionar. “A vacinação não é uma escolha individual. É um pacto coletivo de saúde pública. Ela não funciona se 10%, 5% de negacionistas não se vacinarem. Quando uma criança ou adolescente deixa de se vacinar, coloca a saúde das demais em risco. É crucial avançar na vacinação de crianças e adolescentes, sobremodo em razão do discurso negacionista do ministro da Saúde, que foi fundado em um caso de fake news” afirma a parlamentar. Agora, o tema segue para aceitação da indicação ou não pelo prefeito do Recife João Campos (PSB).

 

Edição: Vanessa Gonzaga