Rio Grande do Sul

FRUTÍFERAS E NATIVAS

Plantio de mudas no Morro Santana, em Porto Alegre, marca celebração do Dia da Árvore

Iniciativa integra uma campanha nacional de reflorestamento e reforça comprometimento com a preservação do meio ambiente

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Deputado Edegar Pretto e vereadora Daiana Santos participaram de ação realizada em parceria com o MST e a Biblioteca Comunitária Visão Periférica - Foto: Leandro Molina

O Dia da Árvore, celebrado nesta terça-feira (21), motivou uma ação voltada às comunidades do Morro Santana, em Porto Alegre. No último sábado (18), foram plantadas mudas de árvores frutíferas e nativas da Mata Atlântica, reforçando o compromisso de lideranças e moradores com a preservação do meio ambiente.

A ação foi realizada através de uma parceria entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), os mandatos do deputado estadual Edegar Pretto (PT) e vereadora Daiana Santos (PCdoB) e a Biblioteca Comunitária Visão Periférica, que atende crianças com mediação de leituras e oficinas.

A atividade faz parte do plano nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, que é uma iniciativa do MST para plantar, em um período de 10 anos, 100 milhões de mudas de árvores frutíferas e nativas em todo o país, sendo 7 milhões no Rio Grande do Sul.

O plano tem como objetivo recuperar áreas degradadas, diante do aumento desenfreado das queimadas e do desmatamento. Segundo dados do Projeto MapBiomas, somente no ano passado, o desmatamento cresceu 13,6% no Brasil. Isso significa uma perda de 24 árvores por segundo, ou cerca de 3.795 hectares por dia.

Conforme conta o engenheiro agrônomo e dirigente do MST Álvaro Delatorre, o Instituto de Educação Josué de Castro, localizado no Assentamento Filhos de Sepé em Viamão, vai construir um viveiro para colocar à disposição da Grande Porto Alegre cerca de 40 mil mudas.

“O maior sentido da gente plantar árvores e continuar lutando contra um modelo que explora as pessoas e o meio ambiente é o que a gente chama de luta ativa. A gente denuncia, contesta, faz formação e ação. O plantio de hoje é para cativar mentes e corações, para que em 10 anos possamos plantar aqui uma árvore para cada pessoa da comunidade”, disse o engenheiro agrônomo.

O deputado Edegar Pretto destacou que é fundamental que, assim como o MST, a população se engaje a essa causa e exija que os governantes também façam a sua parte. Dessa forma, será garantida mais proteção ao meio ambiente e à vida humana e de todos os seres.

“O povo trabalhador está sofrendo com o desemprego, com a desvalorização do salário mínimo, e está preocupado com o seu futuro. Muitas vezes sofre com a insegurança de não saber se no dia de amanhã os seus familiares terão o que comer. Nós viemos aqui para reforçar o compromisso de fazer dos nossos mandatos um espaço combativo de resistência e de luta pelo meio ambiente e para a nossa gente”, completou Pretto.

Em um gesto educativo, com a participação de crianças e seus familiares, no Morro Santana foram plantadas mudas de guabiju, uvaia, grumixama, goiaba-serrana, cerejeira e sete-capotes. Os moradores assumiram o compromisso de cuidar das mudas recém plantadas, para que possam se desenvolver e dar seus frutos.

Para a vereadora Daiana Santos, que é moradora da Vila Laranjeiras, o projeto de reflorestamento é mais que necessário. “É urgente, porque ele fala diretamente da qualidade de vida das pessoas, daquilo que este governo que está aí em nenhum momento se preocupou. Nós temos projeto, temos desejo de mudança, temos vontade e capacidade de transformação, porque nós há muito tempo resistimos”, ressaltou.

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil no dia 21 de setembro em razão do início da privamavera no hemisfério sul. Tem como objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores para o meio ambiente.

* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do RS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira